TJ homenageia jovens e parceiros do programa Novos Caminhos

10 de dezembro, 2019
Fonte:
http://www.jdv.com.br/Artigos/TJ-homenageia-jovens-e-parceiros-do-programa-Novos-Caminhos

“Somente unindo forças das instituições e da iniciativa privada poderemos contribuir para que tenhamos uma sociedade mais justa, menos bélica e livre de pré-conceitos, possibilitando a capacitação e garantindo a autonomia de jovens que por muito tempo foram privados de direitos básicos”, assinalou a juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, responsável pela Vara da Família, da Infância e da Juventude na Comarca de Jaraguá do Sul, na solenidade que marcou nesta quinta-feira (5) mais um ano de atividades do programa Novos Caminhos.

Durante o evento realizado no Fórum da Comarca, ocorreram homenagens a empresários que oportunizam vagas de empregos, estágios ou aprendizagem e a 20 adolescentes participantes do programa em 2019. São jovens como Rayane Cristina Alves da Silva, beneficiados com capacitações ofertadas gratuitamente pelas entidades parceiras, se habilitando a participarem de programas de inserção ao mercado de trabalho.

Alguns dos adolescentes receberam em 2019 oportunidades no Programa Jovem Aprendiz e outros passaram por processos seletivos e poderão em 2020 frequentar cursos oferecidos pelo Senai-Sesi, Senac e Sebrae. São atividades de educação profissional e programas em várias áreas de conhecimento, podendo desenvolver projetos e participando de atividades complementares que os qualificarão para o mercado de trabalho ao completarem a maioridade.

Empresas são reconhecidas pela adesão e apoio ao programa

Além dos jovens, também foram homenageadas a equipe que atua na coordenação do programa e representantes das instituições parceiras. Foram entregues certificados e conferido o selo de Empresa Cidadã à Lunelli Indústria do Vestuário, Supermercados Brasão, Mini Mercado PS, Caixa Econômica Federal, Metalúrgica Hame e Cecbra Equipamentos para Medicina e Estética – reconhecidas por abrirem oportunidades aos jovens em 2019.

O vice-presidente da Fiesc no Vale do Itapocu, Célio Bayer, ressaltou a importância do engajamento de setores ativos da sociedade civil, do poder público, Ministério Público e Poder Judiciário. “É um programa exitoso que está alinhado ao senso de responsabilidade da classe empresarial e do compromisso da sociedade em inserir plenamente estes jovens na comunidade”. Para o prefeito Antídio Lunelli, o sucesso do programa comprova o compromisso da região com o desenvolvimento econômico com responsabilidade social.

“É uma característica marcante que mostra o entrosamento de todos os setores de nossa sociedade, com pessoas que se dedicam às causas sociais”, enfatizou. A juíza diretora do Fórum de Jaraguá do Sul, Graziela Shizuiho Alchini, também enalteceu o envolvimento da sociedade com a causa. “Com este apoio, conseguimos mostrar a esses jovens que existe um caminho diferente em suas vidas, de oportunidades, diferente daquela situação de onde vieram, difícil e socialmente vulnerável”.