Novos Caminhos celebra formação de jovens e parcerias em eventos no sul do Estado
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
O Programa Novos Caminhos (PNC) encerra nesta quinta-feira (2/3), no Senai de Criciúma, uma semana de eventos de celebração de conquistas de seus jovens participantes na região sul do Estado. A primeira cerimônia aconteceu na última terça-feira (28/2) em Braço do Norte, no Auditório da Unisul. A segunda ocorreu ontem (1º/3), no Senai de Tubarão. As homenagens, em todos os eventos, se estendem também às instituições e respectivas equipes técnicas, todas envolvidas nas atividades de formação dos jovens em cursos de qualificação profissional.
De acordo com o desembargador Álvaro Pereira Andrade, coordenador da CEIJ, “o Programa Novos Caminhos nos ensina como a perseverança e a união de esforços encontram espaço para garantirmos oportunidades de uma vida digna e autônoma aos adolescentes acolhidos.”
Além das homenagens aos participantes do PNC, também serão entregues certificados de “Empresa Cidadã”, “Empresa Amiga” e “Cidadão Amigo”. Recebe o título e o selo de Empresa Cidadã emitido pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina a empresa catarinense responsável por abrir suas portas aos adolescentes atendidos pelo Novos Caminhos, seja por meio de vagas de estágio, de jovem aprendiz ou de emprego formal. Empresa Amiga e Cidadão Amigo são os títulos destinados àqueles que, de alguma maneira, contribuíram para os serviços de acolhimento através de doações, serviços prestados ou apadrinhamento.
O Programa
Iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina, o Programa Novos Caminhos é um projeto social que atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento do Estado. Oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Esta ação do TJSC, liderada pela CEIJ, tem a parceria da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).
Em 2022, mais três instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE/SC; e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.