No Vale do Itajaí, Novos Caminhos planeja, aprimora e programa mais ações para 2023



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Representantes de entidades que integram o Programa Novos Caminhos (PNC), de casas de acolhimento e de comarcas que compõem a região do Vale do Itajaí encontraram-se nesta semana (1º/3) para a exposição das atividades que serão ofertadas neste ano aos contemplados pelo programa. Na primeira reunião técnica bimestral de 2023 foi apresentado um cronograma de ações.

Os profissionais que atuam diretamente com os adolescentes em Ascurra, Blumenau, Gaspar, Pomerode e Timbó sanaram dúvidas, compartilharam experiências e fizeram sugestões para incrementar o calendário de cursos oferecidos pelas entidades parceiras do PNC. Entre as atividades deste ano estão oficinas para adolescentes do programa e também para os profissionais das casas de acolhimento, cursos gratuitos presenciais e on-line, workshops com voluntários, ações de empregabilidade e visitas técnicas dos adolescentes às empresas da região.

Durante o encontro, ocorrido no Senai de Blumenau, a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc-Sesi Senai, Lígia Urbini Eugênio, ressaltou a importância dos encontros para planejar as ações, alinhar informações e também contemplar, da melhor forma possível, as necessidades dos jovens atendidos pelas instituições de acolhimento.

Sobre o Programa Novos Caminhos

O programa tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade. Ao ingressarem no Novos Caminhos, os jovens são acompanhados individualmente e direcionados a programas de escolarização, profissionalização e atividades complementares. Após concluírem os módulos de capacitação, os jovens são encaminhados, ao seu tempo, ao mundo do trabalho. Para que esse processo ocorra de forma adequada e segura, o programa também prevê a sensibilização e a orientação da comunidade empresarial, convidando-a a fazer parte da ação.

Os cursos de formação são ofertados pelo Sistema FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria de Santa Catarina (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); pela Fecomércio, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Serviço Social do Comércio (SESC); pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – Administração Regional de Santa Catarina; e pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE/SC.

O Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).​

Pular para o conteúdo