Jovens deixam aflorar criatividade para facilitar busca por oportunidades de trabalho
Adolescentes acolhidos em instituições de Capinzal, Catanduvas, Campos Novos e Herval d’Oeste, participantes do programa Novos Caminhos, concluíram neste mês curso de capacitação e preparação para o ingresso no mercado de trabalho. As oficinas ocorreram na unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Joaçaba, com o uso da dinâmica conhecida como “espaço maker”, explicado por seus criadores como “um convite ao protagonismo de novas ideias e criações, com o desenvolvimento de competências como criatividade, autonomia e empatia”. A cultura maker, aliás, tem ganhado cada vez mais destaque em grandes empresas, startups e instituições de ensino.
Os integrantes deste grupo eram adolescentes que se encontravam com idade e disponibilidade para participação do curso. Todos concluíram com êxito. A não desistência foi comemorada entre os parceiros do programa. As atividades começaram em julho e encerraram com a entrega de um certificado em evento recente.
No curso de Iniciação Profissional, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os adolescentes puderem aprender sobre a postura profissional, preparação para entrevista, organização de currículo e apresentação pessoal. Com a Junior Achievement, aprenderam sobre economia pessoal e as vantagens de permanecer na escola. Tudo isso com a possibilidade de utilizar e vivenciar experiências no espaço maker, que é acolhedor e colaborativo.
“Por conta do cenário atual que estamos vivenciando, precisamos definir em conjunto estratégias para melhorar a empregabilidade. É muito importante oferecer possibilidades de inclusão, autonomia e profissionalização aos adolescentes”, destaca a interlocutora do programa pelo Sesi, Elaine Cristina Blödorn Martins. Ela conta que estão em andamento um curso de Informática Básica, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com 12 adolescentes, e outras seis oficinas com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Sobre o Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho, por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.
Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).
Matéria original
https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/jovens-deixam-aflorar-criatividade-para-facilitar-busca-por-oportunidades-de-trabalho