Empresas recebem certificados do Projeto Novos Caminhos -Iniciativa reconhece organizações que empregam jovens em situação de vulnerabilidade



Representantes de 21 empresas catarinenses receberam nesta quarta-feira, em evento na sede do Senai São José, certificados que destacam o apoio ao Programa Novos Caminhos. As organizações, reconhecidas com o título de Empresas Cidadãs, ofereceram oportunidades a jovens em situação de acolhimento para iniciar sua jornada no mercado de trabalho.

Vice-presidente Regional Sudeste da Fiesc, José Fernando Rocha destacou os avanços do programa no último ano. “Esse é um projeto que Impacta e faz a diferença na vida das pessoas. Alguns dados mostram isso: em 2021, o Novos Caminhos atendeu 749 pessoas e garantiu o ingresso de 122 adolescentes no mercado de trabalho, alguns como estagiários e outros como efetivos. Tivemos o envolvimento de 73 empresas que acreditaram na força do projeto”. Além disso, acrescentou, foram realizados diversos atendimentos odontológicos, psicológicos e de inclusão digital, com a entrega de 394 computadores para entidades. 

Juíza da Infância e da Juventude da Comarca de São José, Ana Cristina Borba Alves disse que o Novos Caminhos é um dos melhores projetos de capacitação e de aprendizagem para adolescentes que ela viu em 14 anos de atividade na área. “Graças aos nossos valiosos parceiros, este Programa tem se constituído como um divisor de águas na vida de adolescentes. Especialmente na construção de sua cidadania, proporcionando-lhes oportunidades, na esperança de um futuro melhor. Especialmente como juíza da Vara da Infância e Juventude de São José, gostaria de registrar um agradecimento especial aos parceiros. Além do conteúdo do programa, eles proporcionaram a psicoterapia, para todos os adolescentes acolhidos da comarca, contribuindo para que tenham uma melhor saúde mental. A parceria de vocês é essencial e imprescindível para a existência do Programa”.

O Programa Novos Caminhos, fundado em 2013, é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

O PNC surgiu com o escopo profissionalizar e inserir no mercado de trabalho adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. Hoje, possui 4 (quatro) eixos de atuação: educação básica e profissional; vida saudável; empregabilidade; e parceria para oferta de outras ações.

Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

Pular para o conteúdo