Equipe do PNC em Criciúma faz 1ª reunião técnica com parceiros do programa em 2024



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

A equipe local do Programa Novos Caminhos (PNC) da comarca de Criciúma esteve reunida, na última quinta-feira (1º/2), com representantes dos lares de acolhimento e das entidades parceiras do programa no município. O encontro foi o primeiro do ano e deu início às atividades promovidas com crianças e adolescentes em acolhimento nos abrigos Nossa Casa, Lar Azul e Florescer. Os três abrigos da comarca abrangem, além da cidade-sede, os municípios de Siderópolis, Treviso e Nova Veneza e também da cidade vizinha de Forquilhinha.

Destaque para as possibilidades de participação dos beneficiados em cursos técnicos, cursos profissionalizantes e oficinas em diversas áreas, com foco para áreas de desenvolvimento pessoal e profissional, voltados à inserção dos jovens no mercado de trabalho. Destacando ainda oportunidades para jovens aprendizes a partir dos 14 anos. Atualmente, 20 adolescentes acima de 13 anos estão em acolhimento na comarca. 

Outra questão foi a apresentação dos interlocutores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) sobre uma programação de palestras de educação ambiental e trilha educacional na Reserva Biológica Estadual do Aguaí, que abrange os municípios de Morro Grande, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso. Abordaram ainda que pretendem, em breve, criar um circuito de trilhas na região nas quais as crianças e adolescentes em acolhimento institucional poderão passear e aprender ainda mais sobre a natureza.

A reunião foi acompanhada pelo juiz da Vara da Infância e Juventude da comarca de Criciúma, Daniel Victor Gonçalves Emendörfer e contou com a presença de representantes da Fiesc, Sesc, Senac, Senar e IMA e GERAR (Geração de Emprego e Renda e Apoio ao Desenvolvimento Regional) de Criciúma.

O programa

O Programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a AMC e a FIESC/SESI/SENAI. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio; Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.

Pular para o conteúdo