Crianças e adolescentes do programa Novos Caminhos receberam kits de material escolar



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

O início do ano letivo será especial para as crianças e adolescentes do programa Novos Caminhos atendidos pelos serviços de acolhimento de Joinville, Araquari, Barra Velha, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva e dos projetos sociais do Instituto Raízes e da ABCD da Educação. Eles receberam kits de materiais escolares compostos de mochila, caderno, nécessaire porta-lápis, caixa de lápis de cor, lápis, canetas, apontador e borracha. A entrega para os representantes das instituições ocorreu nesta semana (29/1), no auditório do SESI/Joinville.

A arrecadação foi viabilizada entre a Responsabilidade Social FIESC, ABCD da Educação, ICRH, Grupo LEVEL, CORI SC e Companhia das Meias entre outras empresas parceiras, e fez parte do Eu Voluntário na regional Norte/Nordeste da FIESC. “Ao todo 504 crianças e adolescentes foram beneficiados, e nosso objetivo é estimular a solidariedade e a empatia nas pessoas para apoiar a vida escolar dos adolescentes”, destaca a interlocutora da Responsabilidade Social FIESC Simone Brandão.

“Estamos inseridos em uma região de grande evasão escolar, então quando conseguimos doações nesta área, isso serve de estímulo para as crianças e adolescentes, uma vez que sempre reforçamos que o estudo é a melhor herança que eles podem adquirir”, ressalta Beatriz Epiphanio, gestora sócio-educacional do Instituto Raízes, que assiste famílias em vulnerabilidade do bairro Paranaguamirim, em Joinville.

Para Vanessa Bortolloto, integrante do Comitê da Qualidade do 1º Ofício de Registro de Imóveis, no ato representando a titular, Bianca Castellar de Faria, é muito satisfatório participar da ação. “Há 14 anos temos o projeto Natal Inteligente, no qual arrecadamos internamente materiais escolares para doação a uma instituição, e agora surgiu a parceria com essa iniciativa e estamos muito felizes em colaborar.”

De acordo com a interlocutora do Novos Caminhos da comarca de Joinville, Julia Cristina Vincenzi, doações como essas são de fundamental importância para os serviços de acolhimento, pois trata-se de itens que gerariam gastos significativos. “Para as crianças/adolescentes é um presente que os acompanhará o ano todo. Iniciar o ano com materiais educativos novos e recebidos com antecedência certamente contribui para estimulá-los a estudar”, finaliza.

O programa

O Programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a AMC e a FIESC/SESI/SENAI. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio; Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Serviço Nacional de Aprendizagem Rural; e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.

Pular para o conteúdo