Em cerimônia concorrida, Celesc assina termo de adesão ao Programa Novos Caminhos



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

A Celesc, maior empresa de economia mista do Estado, com cerca de 4 mil empregados e atuação em praticamente todos os municípios catarinenses, assinou termo de adesão ao Programa Novos Caminhos na manhã desta quarta-feira (13). A partir de agora, 20% das vagas do Programa Jovem Aprendiz serão destinadas aos adolescentes que participam da ação idealizada pelo Poder Judiciário de Santa Catarina em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

A solenidade ocorreu no auditório da empresa, no bairro do Itacorubi, em Florianópolis. Com a presença do governador Jorginho Mello, de secretários de Estado e de diversas outras autoridades, o desembargador Altamiro de Oliveira, presidente do TJSC, salientou a importância do programa: “Antes, quando os jovens abrigados completavam 18 anos, eram jogados à própria sorte ou ao próprio azar, mas isso mudou e os números demonstram que agora eles têm um direcionamento, têm esperança, têm um futuro.”

Já são mais de 6.200 jovens contemplados com formação educacional e profissional, muitos deles já inseridos no mercado de trabalho. O desembargador Altamiro enalteceu o compromisso social da Celesc, agradeceu ao presidente da empresa, engenheiro Tarcísio Rosa, e enfatizou a importância de as instituições caminharem na mesma direção. Por fim, lembrou que o programa, por iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, já está em processo de nacionalização.

Para Tarcísio, “o retorno que o Programa Novos Caminhos dá para Santa Catarina é incalculável porque, quando mil pessoas conseguem empregos, formam famílias bem estruturadas, e isso muda os caminhos da sociedade como um todo e é uma maneira de fazer justiça”.

Nesta mesma linha se posicionou o presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juiz Marcelo Pizolati. Ele falou do fortalecimento do programa ao longo dos anos e afirmou que os jovens, a partir do Novos Caminhos, passaram a ter a possibilidade de crescimento e de sucesso.

No discurso de encerramento da solenidade, o governador Jorginho Mello falou da importância do Novos Caminhos e reconheceu o permanente compromisso social do Judiciário catarinense com a sociedade.

Criado em 2013, o Novos Caminhos é conduzido pela Coordenadoria da Infância e Juventude (Ceij) do TJSC, sob o comando do desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, que também prestigiou a cerimônia desta quarta-feira.

Parceiros e ações

O programa atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento do Estado. Oferece aos maiores de 14 anos cursos profissionalizantes e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

Além do TJ, AMC, FIESC e agora Celesc, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

Pular para o conteúdo