Webconferência apresenta programa Novos Caminhos para parceiros e interlocutores



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), promoveu nesta quinta-feira (13/6) a primeira reunião estadual do programa Novos Caminhos no ano de 2024, realizada em modo de webconferência. A oportunidade serviu para a apresentação geral dos eixos do programa e para a prestação de informações gerais aos participantes.

Acompanharam a conferência representantes dos serviços de acolhimento, das instituições parceiras (SESI/SENAI, SENAC, SESC, SENAR e CIEE) e os interlocutores do TJSC das 112 comarcas. Os magistrados da infância do Poder Judiciário catarinense também foram convidados.

A abertura contou com a presença da coordenadora da CEIJ, desembargadora Rosane Portella Wolff; da presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza de direito Janiara Maldaner Corbetta; e da gerente executiva de relações de trabalho da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Maria Antônia Amboni.

As três deram boas-vindas aos presentes, agradecendo e ressaltando a importância do engajamento das equipes diante do objetivo comum de ajudar na construção e na conquista da autonomia dos jovens. Cada parceiro do programa apresentou as ofertas para 2024, bem como o calendário e as datas dos eventos de encerramento.

O programa

O Novos Caminhos tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia de crianças e adolescentes com idade acima de seis anos que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense (PJSC), a AMC e FIESC/SESI/SENAI. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Pular para o conteúdo