Visitas a indústrias da Serra inspiram jovens acolhidos a sonhar com novas possibilidades



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Um grupo formado por oito adolescentes acolhidos em Lages e Bocaina do Sul participou de uma série de visitas técnicas organizadas pelo programa Novos Caminhos, que tem como objetivo ampliar horizontes e promover a inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade. A iniciativa levou os participantes a conhecer duas indústrias do setor alimentício, a Vossko do Brasil e a SuperFrut, além das instalações do Senai, em busca de inspiração para o futuro profissional.

Conhecida nacionalmente no ramo dos sorvetes, a SuperFrut, uma empresa lageana, abriu as portas da fábrica para receber o grupo. A diretora de qualidade, compras, pesquisa e desenvolvimento, Cláudia Madalosso, apresentou a empresa e os processos de produção de picolés, sorvetes e outros produtos. No final, os jovens puderem experimentar novidades que ainda não chegaram ao mercado.

“Acreditamos que abrir as portas da indústria para eles é uma forma de contribuir para a formação cidadã e profissional desses jovens. Mostrar que a indústria é da região e valorizar o pertencimento desperta nos adolescentes o brilho no olhar por um futuro promissor. É na adolescência que devemos investir na formação de profissionais entusiasmados, comprometidos e apaixonados pelo que fazem”, disse Cláudia.

Durante a visita à SuperFrut, os adolescentes foram acompanhados pelo juiz da Vara da Infância e Juventude de Lages, Ricardo Alexandre Fiúza, que destacou a importância da ação. “Essas experiências são fundamentais para despertar nos jovens o interesse por áreas produtivas ou com que tenham afinidade, e mostrar que há caminhos possíveis e dignos para o futuro deles”, afirmou o magistrado, ao agradecer às indústrias pela oportunidade.

A Vossko do Brasil, sediada em Lages, é uma indústria de alimentos congelados com atuação nacional e internacional. Durante a visita, os adolescentes conheceram os processos produtivos e viram de perto como funciona uma empresa moderna e inovadora, ampliando suas perspectivas sobre o mercado de trabalho. A empresa ofereceu aos jovens um almoço com seus produtos.

No Senai, os adolescentes conheceram os cursos técnicos disponíveis e puderam conversar com instrutores sobre possibilidades de formação. A visita despertou entusiasmo entre os participantes. “Foi uma experiência única, cheia de conhecimento. Ver como funcionam as empresas, como os funcionários trabalham com dedicação, me fez pensar em novas oportunidades. Talvez eu me identifique com alguma área e encontre um caminho profissional que eu goste de seguir”, disse um dos adolescentes acolhidos em Lages.

Outro jovem, prestes a completar 18 anos e que já conseguiu a primeira chance de trabalho, ficou ainda mais empolgado. “Foi uma honra participar dessas visitas. Na Vossko me trataram super bem, explicaram tudo com atenção. No Senai, relembrei coisas que já tinha aprendido. E aqui na SuperFrut está sendo muito legal, é a primeira vez que venho. Essas oportunidades fazem a gente pensar no futuro e querer conquistar nossas coisas com esforço e fé. Eu tenho muita fé em Deus e acredito bastante.”

As visitas foram acompanhadas pelas interlocutoras do Novos Caminhos pelo Poder Judiciário e pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), e pelas equipes das casas de acolhimento. O programa Novos Caminhos é uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Fiesc e outras instituições, e tem como foco a promoção de oportunidades para adolescentes em situação de acolhimento institucional.

Ir para o conteúdo