TJMA faz visita técnica ao Programa Novos Caminhos



Na última sexta-feira, 6 de dezembro, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina sediou Visita Técnica da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

A aproximação resulta do movimento de nacionalização do Programa Novos Caminhos, objeto da Resolução n. 543 de 10/01/2024, proposta pelo Conselho Nacional de Justiça, inspirada no modelo desenvolvido em Santa Catarina.

A Secretária da CIJ/TJMA, Sra. Maria Teresa Feitosa Rêgo, foi recebida pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ/TJSC) e pôde acompanhar, in loco, os resultados de um trabalho iniciado há 11 anos. A partir da experiência acumulada, a equipe do Programa demonstrou o papel do Tribunal de Justiça, como a ação está estruturada, os principais desafios, o que deu e o que não deu certo, além de apresentar estratégias de execução.

Conduzida pelas servidoras e pela Secretária da CEIJ/TJSC, Lilian da Silva Domingues, também participaram do encontro, com o objetivo de elucidar as frentes de atuação do Programa, as representantes das entidades parceiras Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/FECOMÉRCIO), Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC) e Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Fonte: Fernanda de Paula Colombo

Pular para o conteúdo