Solidariedade garante 1.200 fraldas para bebê de egresso do Novos Caminhos em Lages



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Desde o começo do mês, a vida de José Ítalo dos Santos Gomes é outra. Agora, o desejo de voltar para casa depois do trabalho ficou ainda mais forte, pois é lá onde está a pequena Maria Alice, que chegou no dia 4 de outubro e deu a ele a responsabilidade de ser pai. O jovem, de 22 anos de idade, é egresso do Novos Caminhos. A trajetória no programa foi marcante e as raízes permanecem fortes.

Por conta disso, colaboradores da Fiesc e servidores do Judiciário em Lages se uniram para garantir ao rapaz alguns dias sem se preocupar com a compra de fraldas e dedicar o tempo livre para mimar a filha. A ação solidária resultou em mais de 1200 unidades, além de lenços umedecidos e pomada.

Um dos pontos de coleta dos donativos ficou no fórum, local por onde esteve diversas vezes. “Conhecemos a história do José Ítalo, que mesmo diante de tanta adversidade, não desistiu de ser um homem de bem. Participar e incentivar os colegas é manifestar nosso apoio e desejar que siga sempre nesse caminho e seja muito feliz com a família que se forma a partir de agora”, diz a chefe de secretaria Yonara Zeschau Schimitz Silva.

Na Fiesc, as contribuições vieram dos colaboradores do Sesi, Senai, Iel e sindicatos. Ambientes pelos quais José Ítalo passou a frequentar, especialmente os de educação, assim que chegou na instituição de acolhimento e foi inserido no Novos Caminhos. Sandra Camila Goulart é, atualmente, interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc na região e acompanhou, de alguma forma, a passagem do egresso pelo programa. “ Não tem aquele que não se emocione ao conhecer a história do José Ítalo. Poder ajudá-lo neste momento tão especial de sua vida é gratificante para todos nós”, garante.

Recém-chegado ao mundo da paternidade, o rapaz, que todos os dias se desloca cerca de 30 quilômetros para ficar com a filha e a esposa, que estão temporariamente na casa da sogra, em Correia Pinto, agradece. “Fiquei muito feliz com o gesto de solidariedade. Receber esses pacotes de fraldas vai me ajudar muito porque todos os produtos de higiene de bebê são caros. Agradeço imensamente a cada um que colaborou”.

O egresso foi personagem de matéria publicada recentemente no site do PJSC, quando contou como o programa Novos Caminhos teve influência em sua vida.

O Programa

O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013, pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de Termos Aditivos ao original, novas instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Pular para o conteúdo