Reunião aperfeiçoa diretrizes do programa Novos Caminhos para o 2º semestre no Vale
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Com o objetivo de definir as temáticas e datas das próximas oficinas e atividades do Novos Caminhos, foi realizada nesta semana (10/7) uma reunião técnica do programa na comarca de Blumenau. O encontro, que ocorreu na sede do Senai, reuniu profissionais que atuam com adolescentes em Blumenau, Gaspar, Pomerode e Rio dos Cedros, além de representantes de entidades parceiras e casas de acolhimento da região do Vale do Itajaí.
Em pauta, a atualização do cronograma de 2024; a confirmação das inscrições para a oficina de artesanato; a oficina Nosso Planeta, Nossa Casa; cursos de primeira e segunda etapa; oportunidades oferecidas pelo CIEE; e inscrições para o reforço escolar UniSENAI. Além disso, foram discutidas atividades de vida saudável, visitas técnicas em empresas, a iniciativa Oportuniza, sugestões para a festa de encerramento de 2024 e a entrega de certificados da oficina Saúde da Mulher. Houve também a atualização dos dados na planilha da regional.
Segundo a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc-Sesi-Senai/SC Lígia Urbini Eugênio, “momentos como esse são de extrema importância para pensarmos, coletivamente, nas melhores estratégias para inclusão de oficinas e ações que façam sentido aos jovens e que potencializem o desenvolvimento pessoal”.
O programa
O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).