Programa Novos Caminhos realiza aulas inaugurais em Blumenau e Jaraguá do Sul

equipe


Na semana passada, jovens em situação de acolhimento de Blumenau e Jaraguá do Sul participaram das aulas inaugurais do Programa Novos Caminhos. A parceria entre Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC), Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Santa Catarina (OAB/SC) e Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC) tem como objetivo proporcionar aos adolescentes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e qualificá-los para o mercado de trabalho.

Em Blumenau, a aula foi realizada na terça-feira, 25, no Complexo Esportivo do SESI. Representando a AMC estava o 2º Vice-Presidente da entidade, Juiz Osvaldo João Ranzi, e, representando o TJ/SC, a Juíza Simone Faria Locks.

novcam4
A Magistrada parabenizou as instituições (AMC, FIESC, TJSC, MP e OAB) pela oportunidade que estão oferecendo aos jovens para se capacitarem ao mercado de trabalho, sobretudo no momento em que deixarem as instituições de acolhimento. Ela destacou que, no dia da aula, os adolescentes estavam bastante efusivos, porém desejosos por receberem instruções de como vai ser desenvolvido o Programa Novos Caminhos. “Como eu sempre menciono nas audiências, destaquei que o \”S\” de sucesso só vem antes do \”T\” de trabalho no alfabeto, porque, na vida real, é com estudo e trabalho que sem tem um futuro melhor”, frisou. Por fim, ela encorajou os jovens a aproveitarem a oportunidade para seguirem novos rumos. “Acredito que a aula tenha sido muito produtiva e lúdica, eis que o Espaço Make r oferecido pelo SESI de Blumenau aos adolescentes do Programa Novos Caminhos é sensacional\”, completou.

novcam3
Já em Jaraguá do Sul, a primeira aula do Programa Novos Caminhos foi realizada nesta quarta-feira, 26, na unidade do SENAI localizada no bairro Rio Molha. Na ocasião, a AMC foi representada pela Juíza Cândida Inês Zoellner Brugnoli. “O programa Novos Caminhos tem um valor social relevantíssimo, pois oportuniza aos jovens acolhidos uma nova perspectiva de vida, o resgate de valores, o desenvolvimento da autonomia e a preparação para o ingresso no mundo do trabalho. E a AMC fazendo parte deste projeto também desempenha importante serviço social. Na aula inaugural em Jaraguá do Sul tive a oportunidade de sentir o entusiasmo e o comprometimento da equipe FIESC para com o Programa, e a grata surpresa de saber que a nossa querida e competente Coordenadora de Eventos Andrea da Silva foi uma das idealizadoras dos & lsquo;Novos Caminhos’”, ressaltou.

novcam1
O vice-presidente regional da Fiesc no Vale do Itapocu, Célio Bayer, também destacou o mérito do programa em proporcionar aos adolescentes condições de se tornarem cidadãos melhores preparados para a sociedade.

novcam2
Focado na Educação para o Mundo do Trabalho e Cidadania, o programa Novos Caminhos proporciona aos adolescentes com idade acima de 14 anos, em situação de acolhimento, a formação em cursos profissionalizantes. Desde 2013, quando o programa foi implementado, mais de 650 jovens foram atendidos em 76 municípios catarinenses e, destes, 126 já estão inseridos no mercado de trabalho.

Fonte: Imprensa AMC

Pular para o conteúdo