Programa Novos Caminhos presta homenagens a jovens e parceiros no Alto Vale do Itajaí



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Adolescentes da região do Alto Vale do Itajaí deram mais um passo em direção ao mercado de trabalho com o auxílio do programa Novos Caminhos, ao serem homenageados na última terça-feira (5/3) pela conclusão de cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares qualificadoras no ano de 2023. As empresas, instituições e equipe técnica do programa também foram homenageadas na cerimônia ocorrida na sede da OAB de Rio do Sul, entidade que recebeu uma distinção especial.

Além do diploma de reconhecimento pelo apoio, as empresas parceiras receberam o selo “Empresa Cidadã”. O evento estava previsto para ocorrer no final do ano passado, mas teve de ser adiado em razão das fortes chuvas na região. No total, 40 adolescentes foram homenageados na região, composta das comarcas de Rio do Sul, Ituporanga, Taió, Rio do Campo, Trombudo Central, Ibirama, Rio do Oeste e Presidente Getúlio.

A cerimônia contou com a presença de magistrados atuantes nas comarcas do Alto Vale: a juíza da Vara da Família, Órfãos, Sucessões, Infância e Juventude da comarca de Rio do Sul, Fernanda Pereira Nunes; o diretor do foro da comarca de Ituporanga, juiz Marcio Preis; o juiz da 1ª Vara Cível da comarca de Rio do Sul, Geomir Roland Paul; a juíza da 2ª Vara da comarca de Trombudo Central, Bruna Luiza Hoffmann; o juiz da comarca de Rio do Oeste, Wylliann Wallace de Souza; e o juiz da comarca de Presidente Getúlio, Wellington Barbosa Nogueira Junior, representando a desembargadora Rosane Portella Wolff, da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ). A servidora Fernanda de Paula Colombo, da CEIJ, a assistente social da comarca de Rio do Sul Rossana Sandra Maas e a assistente social da comarca de Ibirama Aline Correia e Silva também acompanharam a cerimônia no Alto Vale.

O projeto, voltado aos adolescentes com idade acima de 14 anos que estão ou passaram por medida protetiva de acolhimento, proporciona formação profissional para que eles possam desenvolver suas potencialidades e entrar no mercado profissional. Durante o ato solene, o escritor paulista e compositor de trilhas musicais Álvaro Fernando realizou uma palestra interativa para os jovens, que se interessaram e participaram da dinâmica.

Também estiveram presentes na cerimônia de homenagem do Novos Caminhos na região do Alto Vale o diretor da Fiesc Iuri Cristofolini, representando o vice-presidente da regional do Alto Vale do Itajaí; o presidente da 19ª subseção da OAB/SC, advogado Rui Cesar Voltolini; Daiana Maria Buzzi Neiman, representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); o supervisor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Ricardo Costa; Luciane Mascarello, representante do Serviço Social do Comércio (Sesc); e Ana Paula Alves, representante do Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE).

O Programa

O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina; Ministério Público de Santa Catarina; Senac/Sesc; Associação Catarinense de Medicina; Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência; Senar/SC; e CIEE.

Pular para o conteúdo