Programa Novos Caminhos encerra atividades de 2024 com entrega de certificados



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Momentos de muita emoção foram proporcionados aos participantes das cerimônias de entrega de homenagens às crianças e adolescentes que integraram o programa Novos Caminhos em 2024. Na quinta e sexta-feira, dias 28 e 29 de novembro, os eventos ocorreram no Sudeste, Norte e Nordeste, Alto Uruguai, Oeste e Extremo Oeste. Nesses dois dias, 269 alunos das oficinas profissionalizantes ministradas ao longo do ano receberam seus certificados. Após as entregas, foi servido um coffee break comemorativo. Amanhã, quarta-feira, 4 de dezembro, a solenidade ocorrerá em Rio do Sul, abrangendo crianças e adolescentes da regional do Alto Vale do Itajaí.

Em todos os eventos da última semana de novembro, foram homenageadas as Empresas Cidadãs, que contratam os adolescentes em vagas de estágio, de aprendizagem ou de emprego; as Empresas Amigas, que contribuíram de alguma forma para os serviços de acolhimento durante o ano; e os Cidadãos Amigos, que são os voluntários que realizaram atividades com os adolescentes em 2024.

Neste ano, houve uma homenagem especial para a Comissão de Apoio do Conselho Gestor da conta centralizada do Poder Judiciário catarinense, que beneficia o programa Novos Caminhos com valores oriundos de penas pecuniárias através do programa PJ+Social, no qual a Fundação ESAG disputa com projetos inscritos para garantir o atendimento psicológico dos acolhidos em todo o Estado.

O programa Novos Caminhos viabiliza o processo de desinstitucionalização dos jovens que vivem em casas de acolhimento, obrigados a deixá-las ao completar 18 anos. O programa atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade dos jovens que vivem nas 214 instituições de acolhimento do Estado, por terem seus direitos gravemente lesados. Oferece, aos maiores de 14 anos, cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Para os menores de 14 anos, prevê ações de saúde, bem-estar e educação em contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

Desde sua criação, em 2013, o programa já proporcionou 14,7 mil matrículas em cursos de educação básica e profissionalizantes, além de oferecer 1,6 mil atendimentos psicológicos e odontológicos e gerar 1,7 mil empregos. Ao todo, mais de 7,5 mil crianças, adolescentes e jovens já passaram pela iniciativa, que tem sido uma ponte entre os acolhidos e as oportunidades de uma vida independente.

Atualmente, além do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), que são os idealizadores, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.

Norte e Nordeste
Em Joinville, a solenidade ocorreu no SESI Joinville e reuniu 43 adolescentes das comarcas de Joinville, Garuva, Itapoá, Barra Velha, São Francisco do Sul, Araquari e Jaraguá do Sul, todas pertencentes às regiões norte e nordeste do Estado. Os jovens cursaram formações oferecidas pela FIESC e pela Fecomércio-SC.

As turmas iniciaram as aulas em abril deste ano, e os adolescentes participaram de diversos cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares que os qualificaram para o mercado de trabalho. A formação profissional é oferecida pelas entidades da FIESC (SESI, SENAI e IEL) e da Fecomércio (SENAC), além de manter parceria com a Júnior Achievement.

A interlocutora regional de responsabilidade social da FIESC, Simone Brandão, reforçou a importância de as empresas oferecerem vagas. Nesta edição, foram homenageados 18 estabelecimentos. No entanto, são 108 Empresas Amigas que contribuíram com doações ou outras formas para o programa. Os voluntários também foram lembrados. Em 2024, as atividades da região contaram com 102 pessoas.

Vale do Uruguai
Na tarde da última quinta-feira, 28 de novembro, as homenagens ocorreram no SENAI Concórdia. Ao todo, 26 jovens de Itá, Seara, Concórdia, Lindóia do Sul e Irani receberam seus certificados na ocasião, representando um momento especial e transformador na vida de cada um.

Representando as direções dos foros das comarcas de Concórdia e Itá, o juiz da Vara Cível de Concórdia, Ildo Fabris Junior, participou da solenidade e, presencialmente, pôde confirmar os resultados alcançados pelos esforços mútuos dos profissionais, empresas e voluntários envolvidos no programa. “O Poder Judiciário se orgulha de ter percebido a necessidade desses jovens e ter iniciado o Novos Caminhos. O futuro de todos depende das crianças e adolescentes de hoje, e toda a sociedade é responsável pela formação dos pequenos. Se quisermos um mundo melhor, precisamos colocar pessoas melhores no mundo. E quem fizer parte dessa mudança terá ainda mais orgulho da nação que teremos”, observou.

A gerente-executiva do SESI/SENAI na região do Alto Uruguai catarinense, Silvana Meneghini, avaliou positivamente o impacto das ações do programa no futuro dos adolescentes. “Nós, do SESI/SENAI e IEL, acreditamos e trabalhamos para um futuro melhor, e o programa Novos Caminhos é uma grande oportunidade de transformação social. Oferecemos cursos e experiências para que esses jovens possam se desenvolver em conhecimento e comportamentos e, principalmente, fomentem novos sonhos para suas vidas. É muito gratificante acompanhar as histórias vitoriosas que temos com o programa, contribuindo para um futuro digno e mais feliz”, destaca.

O vice-presidente da FIESC para a região, Álvaro Luis de Mendonça, também destacou a importância da conclusão desta etapa para os formandos, enaltecendo o papel da inclusão e formação profissional dos adolescentes em serviços de acolhimento. “O programa tem transformado vidas e promovido inclusão social. Para nós, da FIESC, a formatura de mais uma turma significa emoção e aprendizado. Temos a certeza de que esses jovens internalizaram muitos conhecimentos, mas com suas histórias e trajetórias também nos ensinaram muito”, pontua.

Oeste
Em Chapecó, a solenidade também aconteceu na quinta-feira, no auditório do SESI/SENAI. A cerimônia certificou 69 acolhidos das comarcas de Chapecó, Abelardo Luz, Coronel Freitas, Cunha Porã, Modelo, Palmitos, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Quilombo, São Carlos, São Domingos, São Lourenço do Oeste, Xaxim e Xanxerê.

Em sua fala, a juíza diretora do foro da comarca de Xaxim, Marciana Fabris, representando a AMC, lembrou que o Novos Caminhos teve início há 11 anos em Chapecó e, hoje, foi institucionalizado pelo Conselho Nacional de Justiça para ser aplicado em todo o país. “É uma grande satisfação ver a alegria desses jovens por terem novas perspectivas de vida. É um orgulho para o Poder Judiciário poder concluir mais um ano de aprendizado para eles. E também temos muito a agradecer às empresas parceiras e a todos os profissionais, principalmente os voluntários, que trabalham para que o programa dê certo”, destacou.

O gerente executivo do SESI/SENAI/IEL da FIESC-Regional Grande Oeste, Jardel Carminatti, ressaltou que, com o passar dos anos, cada vez mais empresas têm aderido ao programa, promovendo a independência financeira e intelectual dos participantes. “A adesão é ilimitada. Estamos sempre de portas abertas para empresas que têm vagas para esses adolescentes que não tiveram boas oportunidades até então. O objetivo do Novos Caminhos é encerrar os atendimentos um dia. Então, precisamos que a rede de apoio funcione de forma autônoma, através de empresários que querem o bem comum, oferecendo emprego aos acolhidos”, destacou.

Os planos e sonhos idealizados pelos adolescentes demonstram o êxito do programa e justificam toda a dedicação dos envolvidos. Uma das jovens participantes, de 17 anos, contou que deseja estudar Direito para ser advogada. “As oficinas são maravilhosas! A cada aula que faço, fico mais feliz porque aprendo e me desenvolvo mais. É uma maravilha estar aqui. É um sonho que realizei. Com certeza, vai me ajudar no futuro. Quero tudo de melhor para mim!”, afirmou.

Também estiveram presentes a diretora do foro da comarca de Xanxerê, Marisete Aparecida Turatto Pagnussat; a assistente administrativa da Fundação ESAG, Manon Habcost Machado; a representante do SENAC Chapecó, Anelise Moura Lemos; a representante do SESC regional, Eduarda Rebelato de Almeida; e a representante do CIEE, Daiana Mattos de Souza.

Sudeste
No dia 28 de novembro, o auditório do SENAC em Palhoça recebeu um evento emocionante. A cerimônia celebrou a formatura de 110 jovens que concluíram cursos de qualificação profissional ao longo de 2024, representando um marco significativo em suas trajetórias de superação e crescimento. A ação abrangeu adolescentes das comarcas de Florianópolis, Biguaçu, Garopaba, Palhoça, São José, Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas, região atendida pela Regional Sudeste da FIESC.

A vice-presidente da FIESC para a Regional Sudeste, Micheli Poli, destacou em sua mensagem a importância de aproveitar as oportunidades: “Aos adolescentes, quero dizer: aproveitem esta nova jornada com foco, responsabilidade e dedicação. As empresas buscam talentos que colaboram e crescem. Ver jovens transformando suas vidas é nosso maior retorno. Agradeço a todos os envolvidos e espero que este projeto continue proporcionando novas oportunidades para esses jovens.”

Durante a cerimônia, foram entregues certificados a 44 Empresas Cidadãs, que oferecem vagas de estágio e emprego para os adolescentes, e a 101 Empresas Amigas, reconhecidas por doações ou ações voluntárias em apoio aos serviços de acolhimento. Os profissionais da equipe técnica, as casas de abrigo e mais de 150 voluntários também foram homenageados pelo trabalho dedicado ao desenvolvimento dos jovens.

O juiz Luiz Felipe Canever, diretor do foro e titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Palhoça, prestigiou o evento e fez questão de cumprimentar boa parte dos jovens que concluíram cursos de qualificação profissional ao longo de 2024 na região. A juíza Ana Cristina Borba Alves, titular da Vara da Infância e Juventude e Anexos da comarca de São José, também prestigiou o evento e discursou sobre os predicados do programa Novos Caminhos e o sucesso já alcançado nestes últimos anos, inclusive com sua nacionalização a partir da iniciativa do CNJ.

Extremo Oeste
A semana encerrou com a realização do evento em São Miguel do Oeste, onde 21 jovens foram homenageados, acolhidos nas comarcas de Descanso, Anchieta, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Mondaí, São José do Cedro, Campo Erê e Maravilha. Assim, os adolescentes estão qualificados para trilhar um caminho mais seguro rumo à independência e ao futuro.

O juiz diretor do foro da comarca de São Miguel do Oeste, Augusto César Becker, falou sobre a dimensão social do programa, que mobiliza cerca de 900 profissionais em todo o Estado, sendo 12 Empresas Cidadãs e 20 Empresas Amigas apenas na região de São Miguel do Oeste. “O fortalecimento do programa se dá por uma consciência coletiva de responsabilidade social. Não adianta esperar pelo outro, todos têm uma parcela de responsabilidade no destino da sociedade. O que realmente transforma vidas é agir na realidade de cada um, algo que o Programa Novos Caminhos tem realizado com sucesso.”

Durante a solenidade, o vice-presidente da FIESC para o Extremo Oeste, Astor Kist, destacou a importância do envolvimento das empresas na transformação da vida dos jovens. Ele agradeceu o comprometimento das organizações e ressaltou que “ninguém consegue ser alguém na vida sem ter oportunidades”, reforçando que as empresas participantes oferecem a chance de um emprego ou, até mesmo, a porta de entrada para o sucesso desses jovens.

Programa Novos Caminhos

O programa foi criado em 2013, numa iniciativa conjunta do TJSC, da FIESC e da AMC. Atualmente, além dos idealizadores, também integram o programa a OAB/SC, o MPSC, a Fecomércio, a ACM, a FESAG, a FAESC, por meio do SENAR – Administração Regional de Santa Catarina, o CIEE/SC e o SESC/Fecomércio.

Pular para o conteúdo