Programa Novos Caminhos encerra atividades de 2023 no Extremo-Oeste e no Alto Uruguai



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Adolescentes das comarcas de Campo Erê, Mondaí, Descanso, Anchieta, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, São Miguel do Oeste e Maravilha, atendidos pelo Programa Novos Caminhos, participaram recentemente da cerimônia de encerramento das atividades de 2023. O evento foi realizado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, em São Miguel do Oeste, e formou 35 alunos. Durante o evento, mais de 30 empresas parceiras receberam um certificado e o selo de “Empresa Cidadã”. Também foram homenageadas as empresas amigas do programa e os voluntários da ação.

Para o vice-presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina no extremo-oeste, Astor Kist, o principal objetivo do programa é dar aos jovens uma oportunidade para serem inseridos no mercado de trabalho e serem inseridos social e humanamente na sociedade. “Queremos fazer a inserção dessas crianças vulneráveis, que não tiveram a felicidade de ter uma família que as conseguisse colocar no mercado de trabalho e as conseguisse projetar socialmente”, enfatiza Kist.

Em Santa Catarina, desde o início do Programa, 13,5 mil matrículas foram realizadas em cursos de Educação Básica e Profissional, além de 1.191 contratos de emprego ou estágio, proporcionados por 519 empresas. Além de qualificação, a iniciativa oferece atendimento odontológico, apoio psicológico e voluntários atuam nas mais diversas frentes para dar suporte aos 221 serviços de acolhimento do estado. “O papel da FIESC nesse contexto é dar suporte, apoio e organizar os cursos, formações e preparações desses jovens. Temos um departamento especial para cuidar de programas sociais”, complementa o vice-presidente.

Para o gerente executivo da FIESC das regionais Oeste e Extremo-Oeste, Jardel Carminatti, o programa já colhe muitos frutos. “Ao longo destes 10 anos de criação do Programa, aqui no Extremo-Oeste foram mais de uma centena de jovens que se formaram e que hoje ocupam posição no mercado de trabalho. Eles atuam formalmente e, desta forma, conseguem ter, além da independência financeira que é um dos objetivos do programa, viabilizar oportunidades para os jovens que também têm autonomia intelectual para poder tomar suas decisões, semear as sementes e colher os frutos no futuro”, celebra Carminatti. O evento ocorreu no último dia 30 de novembro.

As empresas e voluntários com interesse em participar do Programa Novos Caminhos podem fazer o cadastro no site da Responsabilidade Social da FIESC, por meio do programa “Eu Voluntário”, ou procurar o escritório da Vice-Presidência da FIESC, em São Miguel do Oeste.

PNC no Alto Uruguai

A cerimônia de encerramento das atividades de 2023 do programa Novos Caminhos, no Alto Uruguai, foi marcada por muita emoção. O depoimento de uma egressa inspirou e motivou os presentes para um futuro promissor. E uma apresentação musical marcou a celebração. Concluíram os aprendizados oferecidos pelo programa neste ano, 11 crianças e adolescentes que estão em serviços de acolhimento nos municípios de Concórdia, Seara, Itá, Lindóia do Sul e Irani em razão de grave violação de seus direitos.

“Sou profundamente agradecida à empresa JBS, de Seara, pela oportunidade de desenvolvimento que tive como Jovem Aprendiz. E, assim, como essa oportunidade foi muito importante na minha vida profissional e pessoal, outros adolescentes merecem ter essa chance. Para isso, é fundamental que mais empresas sigam o exemplo. Só assim, teremos a colaboração entre setores para criar um ambiente onde todos tenham acesso a oportunidades de crescimento. E vocês, colegas presentes, agarrem essas oportunidades com determinação e corram atrás de seus sonhos”.

Foi com essa mensagem que uma egressa do serviço de acolhimento, mas ainda participante do programa Novos Caminhos, chamou a atenção de todos na cerimônia e emocionou os presentes. O apelo da jovem foi corroborado pela fala de representantes da empresa BRF, outra parceira do programa – como Empresa Cidadã, na contratação de adolescentes aprendizes – e como Empresa Amiga, pela parceria na campanha de arrecadação de tampinhas plásticas em conjunto com a Escola de Educação Básica Eugênio Pozzo, de Concórdia. “As empresas têm papel vital como agentes de transformação social”, garantiu.

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) esteve representada pelo vice-presidente da regional Alto Uruguai, Álvaro Luis de Mendonça, e pela gerente executiva das regionais Centro Oeste e Alto Uruguai, Marla Custódio. O evento ainda contou com a presença de muitos voluntários, parceiros, representantes de entidades que contribuíram com depoimentos, novamente, carregados de muita emoção. Na ocasião, foi celebrado não apenas o presente, mas também a continuidade do compromisso coletivo na construção de um futuro mais promissor para os adolescentes.

Na oportunidade, também foram entregues os materiais esportivos – adquiridos com recursos angariados a partir da campanha de tampinhas plásticas – às casas de acolhimento de Itá, Concórdia e Lindóia do Sul. Além do certificado de participação das atividades educacionais do programa Novos Caminhos, os adolescentes receberam lindos presentes preparados pela equipe do SENAC, SENAR, nutricionista Mayara Casagrande, Clínica Equiatus, GAaFeR Chocolateria e alunos da Educação de Jovens e Adultos Sesi Concórdia.

A solenidade encerrou com um toque musical especial, que proporcionou uma atmosfera ainda mais emocionante. A participação voluntária do estudante da Escola S, Arthur Camillo, elevou o evento ao embalar todos os presentes com as harmonias suaves de seu saxofone. A colaboradora Luana D’Alves também contribuiu para o encantamento do momento para cativar a audiência com sua voz ao interpretar lindas canções. O evento ocorreu no final da tarde do último dia 28 de novembro.

Sobre o programa

O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013, pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de Termos Aditivos ao original, novas instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Pular para o conteúdo