Programa Novos Caminhos acaba de chegar ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA)
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) é o mais novo parceiro da iniciativa coordenada pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) para nacionalizar o programa Novos Caminhos. A adesão da corte paraense à ação foi anunciada nesta semana (10/10), durante a abertura do 1º Encontro Estadual de Adoção Internacional do Estado do Pará.
O Novos Caminhos, criado em 2013 pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), atua na oferta de serviços de educação, de saúde e de articulação para a empregabilidade de jovens que vivem em instituições de acolhimento. Ao concluir os módulos de capacitação, os jovens são orientados a vagas de emprego de acordo com suas realidades e necessidades.
Além da Corregedoria Nacional e do TJPA, assinaram o acordo de cooperação o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Associação dos Magistrados do Pará (Amepa), a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o Ministério Público do Trabalho do Estado do Pará e a Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA), responsável pela execução social do programa no estado. O termo também inclui a contribuição do TJSC, que prestará colaboração para a adequada replicação da ação no norte brasileiro.
O programa, que já conta com o apoio de vários setores do empresariado, ganhou mais um reforço de peso: a multinacional brasileira Vale. A empresa assinou acordo de cooperação e poderá atuar nos quatro eixos do programa: educação básica e profissional; ações de vida saudável; ações de empregabilidade; e parcerias para oferta de outras ações. Segundo o CNJ, são 32 mil crianças e adolescentes abrigados no país (com informações da jornalista Regina Bandeira/TJPA).
Em Santa Catarina
O Programa Novos Caminhos foi criado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI).
Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
O Programa
O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013, pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de Termos Aditivos ao original, novas instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).