PNC é o braço da sociedade que abriga e aponta futuro para jovens acolhidos, diz juíza
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Orgulhosos pelo reconhecimento de suas conquistas, 102 adolescentes do Programa Novos Caminho na regional do Vale do Itajaí participaram nesta semana (14/11) da cerimônia de entrega do certificado de conclusão de cursos de educação profissional, programas, projetos e atividades complementares qualificadoras para o mercado de trabalho. Além deles, 37 representantes de equipe técnica, 46 Empresas Cidadãs, 42 Empresas Amigas e 84 voluntários foram homenageados.
“O futuro a vós pertence. Vocês que construirão a nossa comunidade, o nosso Estado e o nosso País no futuro. As escolhas de hoje, refletirão no nosso futuro amanhã. Vocês estarão no mercado de trabalho ou terão as suas próprias empresas e quem sabe darão vaga de trabalho para adolescentes do Programa Novos Caminhos, por que não? Temos que sonhar!”, incentivou o coordenador estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), desembargador Álvaro Luiz Pereira de Andrade, durante a celebração no auditório do Senai em Blumenau.
Neste ano, os adolescentes do Programa Novos Caminhos participaram de Prática de Esportes, no SESI; oficina de Personal Stylist, Jogos Digitais, Maker, Estamparia, customização e Tie-Dye; Treinamento em Primeiros Socorros, Práticas de Confeitaria, Dicas para Iniciação Profissional, Conhecendo os Processos de Fabricação Mecânica, Descobrindo a Informática-SENAC, Diversidade e Inclusão, Workshop de Jogo Americano, com o Clube dos Anjos – Karsten, Inteligência Emocional e Diversidade de Gênero.
Representando os magistrados das comarcas de Ascurra, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a juíza Horacy Beta de Souza Baby, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de Blumenau, lembrou que a responsabilidade sobre crianças e adolescentes é da família, da sociedade e dos pais e lamentou que a Justiça não consiga solucionar todas as situações, ressaltando, porém, que sempre há uma saída.
“O Programa Novos Caminhos é o braço da sociedade, é o que a sociedade está ajudando a construir. Nosso desejo seria colocá-los numa família amorosa e que reconhecesse todos os direitos de vocês, mas quando não conseguimos temos o ‘plano B’, que é desenvolver a autonomia e trazer liberdade, que é o que esse programa quer desenvolver para que vocês possam seguir seus próprios caminhos”, destacou.
Emocionada e nervosa, uma das adolescentes homenageadas relatou a sua experiência como integrante do Programa Novos Caminhos. A jovem, que participa desde 2021, destacou os cursos e oficinas que já concluiu e compartilhou que o programa a oportunizou um estágio que vai lhe garantir o primeiro emprego no ano que vem. “Eu agradeço e espero que muitos adolescentes que estiveram em situações vulneráveis e tiveram seus direitos negados ainda possam ser beneficiados”, observou.
Outro depoimento emocionado foi o de uma jovem já egressa do programa. Raiza Fernandes destacou que foi muito gratificante voltar à formatura do Programa Novos Caminhos. “O meu caminho ainda estou trilhando, mas eu quero desejar a vocês muito sucesso. Não é fácil, o certo nunca é fácil, mas precisa acreditar e, principalmente, ter bastante paciência, porque é demorado, não vai ser do dia para a noite, mas não pode desistir”, incentivou os adolescentes.
Por fim, o vice-presidente da FIESC para o Vale do Itajaí, Ulrich Kuhn, ressaltou a emoção de celebrar mais uma formatura do Programa Novos Caminhos e relembrou uma das frases do poeta timboense Lindolf Bell, que sugeriu que os adolescentes levassem para a vida. “Nós passamos por muitos eventos, mas nenhum mexe com a gente como a formatura do Novos Caminhos, porque estamos resgatando jovens que estariam sem perspectiva para o amanhã e agora passaram a ter. Como dizia o nosso poeta, ‘Menor que meu sonho não posso ser’, então sejam maiores que os sonhos de vocês”, finalizou.
Também participaram do ato solene a vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina de Souza Soar; Ricardo Costa, supervisor regional Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (FAESC); Constantino de Assis, presidente da Fundação Esag; Silvia de Pieri, gerente executiva SESI/SENAI/IEL para o Vale do Itajaí; Alex Luiz Mariano, diretor do SENAC; e Rodrigo José Schmidt, supervisor do CIEE.
Sobre o programa
O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013, pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de Termos Aditivos ao original, novas instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).