“Plantando para o Futuro: Horta Escolar”: SENAR promove ensino sobre plantação e cultivo de hortas para jovens do PNC



O programa “Plantando para o Futuro: Horta Escolar”, sobre cultivo e plantação de hortas, foi ministrado pelo SENAR para nove pessoas da casa de acolhimento de crianças e adolescentes de Campos Novos no dia 13 de novembro, trazendo educação ambiental por meio do plantio de uma horta.

Neste projeto, há uma vivência prática e teórica sobre conscientização ambiental, abrangendo ensinamentos sobre coleta de resíduos, reciclagem, alimentos orgânicos e composteira. Com relação à horta trabalha-se toda a parte de nutrição de solos, a importância das plantas no meio ambiente, como plantar, como cultivar, o que é um solo rico e de que maneira deixa-se o solo mais rico através da adubação orgânica. Além disso, o projeto estimula o trabalho em equipe e o hábito por alimentos mais saudáveis e orgânicos.

A Engenheira Agrônoma Ângela afirma: “Hoje a gente busca fazer o nosso principal trabalho enquanto instrutores para que eles tenham uma conscientização do meio ambiente, dessa forma a gente transforma eles em cidadãos mais conscientes, responsáveis e atuantes na comunidade aproveitando o trabalho de plantio.”

Ela completa: “Quem sabe futuramente eles possam ter uma nova atividade, um novo percurso para percorrerem, incentivando eles para serem engenheiros ambientais ou engenheiros agrônomos e produtores seguindo este viés agrícola.”

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Fonte: Ângela Fortes Munaro

Pular para o conteúdo