Palestra “Saúde Mental: Cuidando de Quem Cuida” é oferecida em Jaraguá do Sul



No dia 17 de agosto, o campus Jaraguá do Sul da UniSenai sediou o evento “Saúde Mental: Cuidando de Quem Cuida” voltado para os profissionais envolvidos no Programa Novos Caminhos, que apoia adolescentes em situação de vulnerabilidade. A palestra, conduzida pelo psicopedagogo Enerson Torres Cunha, teve uma duração de quatro horas e abordou temas cruciais relacionados à saúde mental e ao autocuidado.

A atividade começou com uma dinâmica de acolhimento que criou um ambiente de integração entre os participantes. Em seguida, o palestrante abordou a importância do autocuidado, a identificação dos primeiros sintomas de estresse e burnout e a relevância de uma rede de apoio e comunicação eficaz para resolução de problemas.

Os participantes participaram de uma dinâmica em grupo que possibilitou a partilha de experiências e discussão de desafios enfrentados pelos profissionais que atuam na rede de proteção. Ainda, os participantes realizaram uma oficina prática com técnicas de relaxamento, mindfulness, respiração e alongamento, e desenvolveram um plano de autocuidado pessoal.

O evento contou com a participação de onze profissionais da área da Infância e Juventude que atuam com Acolhimento Institucional e Familiar nas comarcas de Jaraguá do Sul e de Guaramirim. A iniciativa reforçou a importância do bem-estar dos profissionais que atuam na área da infância e juventude, que é essencial para a qualidade do suporte oferecido às crianças e adolescentes atendidos pelo programa.

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Fotos: Ana Paula Fardin Soares.

Pular para o conteúdo