Oficina de primeiros socorros capacita educadoras do acolhimento no Vale do Itajaí



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

O Programa Novos Caminhos promoveu uma oficina de primeiros socorros na região do Vale do Itajaí, em atenção à demanda apresentada pela Casa de Acolhimento de Rio dos Cedros. A atividade foi sugerida pela coordenação da instituição que destacou a importância de preparar a equipe para agir de forma segura em situações de emergência que envolvam crianças e adolescentes acolhidos.


 

A oficina, que ocorreu no dia 6 de setembro foi organizada pela interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc-Sesi-Senai/SC Lígia Urbini Eugênio. Ela fez contato com a enfermeira Joseane Andrich, que como voluntária conduziu a atividade que abordou conteúdos práticos sobre como agir em situações de crise de ansiedade, convulsões, engasgo, ataques epiléticos e manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros para desengasgo em crianças.


 

“A oficina de primeiros socorros foi escolhida, pois garante que as educadoras tenham conhecimento de saber como agir em emergências, até a chegada de atendimento especializado, prevenindo riscos e garantindo cuidado integral, reforçando o compromisso da Instituição com a proteção e o bem-estar de quem está acolhido. Agradecemos à equipe dos Novos Caminhos pela viabilização, clareza nas orientações da interlocutora e pelo conhecimento compartilhado”, ressaltou a coordenadora Joseane Andreazza Borinelli.


 

Durante cerca de duas horas, o grupo recebeu orientações, esclareceu dúvidas e participou ativamente das simulações realizadas com o auxílio de um boneco, vivenciando cenários próximos da realidade. Enquanto a oficina acontecia, as crianças ficaram sob os cuidados voluntários de Ângela Melo de Liz, Fernanda Porto, Lígia Urbini Eugênio e Sofia de Liz Marcolin, que desde cedo acompanha a mãe em ações de voluntariado.

Ir para o conteúdo