Novos Caminhos registra novas ações no Oeste e homenagens no Vale do Itajaí



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Costura, panificação, elaboração de currículo, robótica/maker, arduíno (estudo de componentes e circuitos eletrônicos), oficina 3D, usinagem, elétrica e bancada 4.0 (automação) foram as áreas profissionais com as quais crianças e jovens participantes do programa Novos Caminhos tiveram contato prático no projeto Experience Day. As primeiras edições do Estado aconteceram nos três sábados iniciais de março, nas comarcas de São Lourenço, Chapecó e Xanxerê. O objetivo é criar empatia com áreas do conhecimento e oferecer vivências dos cursos do Senai e outras entidades que integram a iniciativa.

Em Chapecó, os participantes foram agraciados com apresentação de violão dos alunos do Sesc na abertura do evento. Em São Lourenço do Oeste, o início do evento contou com a presença do promotor de justiça Mateus Minuzzi Freire da Fontoura Gomes e da juíza da comarca, Adriana Inácio Mesquita de Azevedo Hartz Restum. A magistrada considerou o Experience Day como “uma ponte para o futuro brilhante e iluminado que aguarda esses jovens e crianças”.

A supervisora de educação profissional do Senai de São Lourenço do Oeste, Jaqueline Borges, ressaltou que a programação foi pensada com muito carinho para que os acolhidos vivenciassem, praticassem e assim conseguissem identificar a área do seu interesse. “Ter essas crianças e jovens realizando as atividades, ver o interesse em aprender a arte da costura e perceber que estão descobrindo as potencialidades de uma impressora 3D, por exemplo, é gratificante. Isso demonstra que esses pequenos estão aproveitando a oportunidade de conhecer melhor as profissões que poderão desempenhar no futuro.”

A psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social do município de Galvão, Alana Rosa, complementou ao dizer que a experiência possibilitou aos jovens a ampliação dos horizontes e a motivação para buscarem qualificação profissional. “O programa Novos Caminhos proporciona aos acolhidos a oportunidade de conhecer outras perspectivas e construir um futuro melhor.”

Homenagens no Vale do Itajaí

Empresários que não puderam comparecer às solenidades de homenagem do programa Novos Caminhos foram certificados por equipes técnicas na regional do Vale do Itajaí. Foram contempladas com o título de Empresa Cidadã aquelas que abriram suas portas aos adolescentes atendidos pelo programa, por meio de estágio, jovem aprendiz ou emprego formal. Já os empreendedores que auxiliaram os serviços de acolhimento com doações e serviços voluntários receberam o título de Empresa Amiga.

Ao todo, 15 certificados foram entregues em Rio dos Cedros, Timbó e Blumenau – sete de Empresa Amiga e outros oito de Empresa Cidadã. Os empreendimentos contemplados foram: Tercílio Marchetti Indústria e Comércio Autopeças Ltda., Mocam Supermercados Ltda., Lojão Astral, Copos.ind, Chez Duwe, Viacredi – PA Rio dos Cedros, Salão de Beleza Andrielly Prim, Studio de Dança Natan Vasellai, Mazzuco Assessoria Ambiental, Buzatex, Confecções Jo Jo, Alumetal, Casas da Água, Laboratório Santa Isabele e Glass Park.

Na comarca de Timbó, as homenagens foram distribuídas pela interlocutora da FIESC Lígia Urbini Eugênio e pela coordenadora da Casa de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de Timbó, Joseane Andreazza Borinelli. Em Blumenau, as entregas foram feitas por Lígia e pela oficial de justiça Mery Ellen Beppler da Silva.

Novos Caminhos

O programa Novos Caminhos, fundado em 2013, é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

Atualmente, aqui no Estado, além do TJSC, FIESC e da AMC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.

O programa surgiu com o escopo de profissionalizar e inserir no mercado de trabalho adolescentes que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, por terem seus direitos lesados gravemente. Hoje, o programa possui quatro eixos de atuação: educação básica e profissional; vida saudável; empregabilidade; e parceria para oferta de outras ações.

Em 10 anos de existência do programa, cerca de 1.200 jovens foram encaminhados para o mercado de trabalho em vagas de estágio, de aprendizagem e de emprego pelo regime da CLT. Isso foi possível em razão da cooperação de 700 empresas responsáveis pela abertura de oportunidades de trabalho e de mais de 13 mil matrículas nos cursos, oficinas e atividades oferecidas a crianças e adolescentes por meio de parceiros institucionais do programa.

Pular para o conteúdo