Novos Caminhos recebe apoio da campanha Retalhos do Bem com doação de kits de toalhas



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Adolescentes participantes do programa Novos Caminhos no meio-oeste catarinense serão beneficiados com uma ação social da campanha Retalhos do Bem. Eles e as crianças que vivem em instituições de acolhimento na região passarão a receber os kits de toalha de banho e rosto confeccionados pelas voluntárias. A entrega mais recente ocorreu em Catanduvas. As demais serão feitas em breve.

Na confecção do material, a ação contou com a parceria do Sicredi Luzerna para a aquisição dos tecidos, e do grupo Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), da Igreja Luterana, também do município de Luzerna. As mulheres costuraram voluntariamente as toalhas. “Elas prepararam os kits com muito carinho. Um carinho que, com certeza, aquece o coração de quem faz e, principalmente, de quem recebe”, destaca Elaine Cristina Blodorn Martins, assessora de Responsabilidade Social da Fiesc na região.

Foram confeccionadas mais de 100 toalhas, que também beneficiarão os serviços de acolhimento de Capinzal, Joaçaba e Herval D’Oeste, além dos pacientes do Hospital São Roque, de Luzerna, e da Casa de Passagem, de Joaçaba.

Mais atividades na região

Na semana passada, iniciaram os encontros da oficina de saúde mental, em parceria com o setor de psicologia da Unoesc, de Joaçaba. “A sala ficou cheia. Ao todo tivemos 23 participantes, entre eles adolescentes dos serviços de acolhimento de Herval D’Oeste, Joaçaba, Capinzal e Tangará, além dos cuidadores, que também participaram deste primeiro momento”, conta Elaine.

Na oficina, houve atividades de interação e trocas entre os participantes. “Iniciamos com a abordagem sobre este tema tão importante que é a saúde mental. Afinal, todos precisam falar, pensar e agir, cuidando de si próprio e do outro.” Este trabalho, segundo a assessora, busca contribuir com o desenvolvimento dos adolescentes para que tenham uma vida saudável e autônoma. Os encontros, em abril, maio e junho, abordarão temas como autoconhecimento, autocuidado, comunicação não violenta, gravidez e uso de álcool e drogas entre outros.

Sobre o programa

O programa Novos Caminhos é uma iniciativa do PJSC, Fiesc e AMC e tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.

Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag)​.

Imagens: Divulgação/Comarca de Catanduvas

Pular para o conteúdo