Novos Caminhos inicia curso de Postura Profissional para acolhidos do Vale do Uruguai



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Uma nova e inspiradora jornada começou para 18 adolescentes dos serviços de acolhimento de Concórdia, Lindoia do Sul e Itá, juntamente com alguns egressos. O curso de Postura Profissional iniciou, no último sábado, 11/5, com uma oficina de robótica. As atividades foram conduzidas, voluntariamente, pelos alunos do SESI Concórdia, pertencentes aos times AgroNewEra, AgroRobots, AgroTech e Fórmula 1 School, com supervisão da professora Jandira Saiba.

Num ambiente de aprendizado diferente, uma gama de atividades foi oferecida para desenvolver o conhecimento técnico e também as habilidades interpessoais e emocionais, essenciais para o sucesso pessoal e profissional. Uma competição saudável foi promovida, proporcionando lições sobre inteligência emocional, ética esportiva e resiliência – importantes componentes da postura profissional.

O time Fórmula 1 School compartilhou o conhecimento sobre tecnologia aplicada ao dia a dia, empreendedorismo e marketing, além de conceitos avançados, como plataformas de prototipagem e simulações de corrida. Já a equipe AgroTech dividiu informações sobre linguagem de programação Java e aplicou um teste interativo, com robô mais autônomo e com peças voltadas às indústrias. A programação LEGO Tech aproximou os jovens ainda mais da linguagem de programação Java, familiarizando os participantes com a linguagem das máquinas industriais.

“A jornada na robótica LEGO foi enriquecedora, oferecendo oportunidades para explorar a programação, engenharia e habilidades específicas para o mundo do trabalho em um contexto tecnológico. Desde o desafio de programar um braço robótico até a criação de uma bicicleta através de blocos de programação, os participantes foram imersos em um ambiente de aprendizado prático e desafiador”, observou a professora Jandira.

A programação encerrou com oração coletiva pelos atingidos das enchentes no Rio Grande do Sul. Esse foi o primeiro de cinco encontros previstos. A próxima temática será “Explorando as Emoções Através da Fotografia: Uma Jornada de Autocuidado”.

Idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, inicialmente, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 229 instituições de acolhimento de Santa Catarina. Disponibiliza aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

O programa

O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a FIESC. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio, Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.

Pular para o conteúdo