Novos Caminhos: conheça a história de resiliência e superação da jovem Rayza



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina (abre em nova aba).

Rayza Fernandes Piccini, uma jovem de 21 anos natural de Blumenau, no Vale do Itajaí, é um exemplo inspirador de como oportunidades e dedicação podem transformar vidas. Aos 14 anos, ela viu a sua trajetória mudar drasticamente ao ser acolhida. O que começou como um susto, com temores sobre o acolhimento, se tornou uma grande oportunidade. Inicialmente, Rayza conta que se via apenas sobrevivendo, sem muitas perspectivas de vida, mas foi em um ambiente que a protegeu que ela voltou a sonhar.

Por meio do Programa Novos Caminhos, iniciativa idealizada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), que completou 11 anos em agosto deste ano, Rayza teve a chance de pensar sobre seu futuro, algo que, até então, parecia muito distante.

“O programa foi uma verdadeira luz na minha vida, um momento de inspiração em que pude, pela primeira vez em muito tempo, sonhar e imaginar a Rayza de daqui a cinco anos. Comecei a vislumbrar um futuro, a projetar uma vida para mim, algo que eu havia perdido. Antes, eu estava apenas sobrevivendo, vivendo um dia de cada vez, sem conseguir enxergar além do presente”, compartilha a jovem.

Pelo Programa, Rayza teve acesso a oficinas e aulas que abriram portas para novas possibilidades. Cursos curtos como Postura Profissional, Saúde e Segurança e Personal Style lhe deram habilidades técnicas e confiança para se lançar no mercado de trabalho. As formações serviram de base para os desafios que ela enfrentaria no universo profissional.

Determinada a construir um futuro melhor, Rayza aproveitou cada oportunidade que surgiu, sempre se destacando. Primeiro ela começou a trabalhar como Jovem Aprendiz e, com o tempo, conquistou seu primeiro emprego de carteira assinada, em uma área que amava. Apesar das dificuldades, como a mudança para a casa de sua avó durante a pandemia e a necessidade de equilibrar trabalho e estudos, Rayza sempre manteve o foco.

“Participando do Programa Novos Caminhos, consegui resgatar essa capacidade de sonhar, de me inspirar e realizar. Com os cursos rápidos e agora fazendo um curso técnico, passei a ter uma perspectiva de um bom trabalho, de ter minha própria casa, de assumir mais responsabilidades. Mas, o mais importante, foi entender que agora tenho uma base sólida para seguir em frente”, conta.

Atualmente, a jovem que mora sozinha, atua como assistente técnica em uma empresa do setor têxtil de Blumenau e segue aprimorando suas habilidades em um curso técnico no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Hoje seu maior sonho é ingressar em um curso superior na área de Moda e, quem sabe, realizar um intercâmbio. Responsável, dedicada e com os pés no chão, Rayza aprendeu com o Programa Novos Caminhos que não só pode, como deve, almejar grandes voos.

O programa

Atualmente, em Santa Catarina, junto com TJSC, AMC e FIESC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC); o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio); a Associação Catarinense de Medicina (ACM); a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina; o CIEE/SC; e o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).

Pular para o conteúdo