Novos Caminhos celebra conquistas de adolescentes e reconhece parcerias em SC
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário
Três regionais do programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), promoveram ao longo da semana cerimônias de homenagem. Além de destacar as conquistas dos adolescentes atendidos, a iniciativa do Poder Judiciário catarinense, realizada em parceria com diversas instituições, também celebrou Empresas Cidadãs, Empresas Amigas e Cidadãos Amigos, que contribuem para ampliar oportunidades de formação e empregabilidade a jovens em acolhimento institucional e egressos.
Regional Vale do Itajaí-Mirim
No Vale do Itajaí-Mirim, o evento ocorreu na quinta-feira, dia 4 de dezembro, no auditório do Senai, no Centro de Brusque. A solenidade contou com a participação de oito adolescentes da cidade-sede e de São João Batista. Autoridades e representantes das instituições parceiras reforçaram o impacto positivo do programa e incentivaram os homenageados que concluíram cursos e capacitações ofertados ao longo do ano.
Em sua manifestação, a gerente de Operações da Fiesc, Katia Zimmermann Nolli, representando o vice-presidente da Fiesc para a Regional Vale do Itajaí-Mirim, Edemar Fischer, e Silvana Meneghini, gerente executiva do SESI SENAI, lembrou que “ninguém constrói o futuro sozinho” e destacou que as relações e vínculos formados ao longo do caminho fortalecem o desenvolvimento dos jovens. Para ela, o papel das empresas é abrir portas, incentivar sonhos e caminhar ao lado dos adolescentes, reforçando que toda a rede acredita no potencial de cada um deles.
Já o juiz Maycon Rangel Favareto, titular da Vara da Família, Órfãos, Sucessões, Infância e Juventude da comarca de Brusque, reforçou a importância da confiança e da persistência, lembrando que as oportunidades chegam para todos e que, apesar das dificuldades, é sempre possível avançar quando existe apoio e determinação.
“Aqui vocês têm muitas entidades dispostas, comprometidas em ajudar todos vocês. Contem com o apoio de todas as pessoas que estão aqui dispostas a ajudar e nunca desistam, nunca pensem que vocês não podem chegar lá. A vida vai trazer oportunidades, ela traz oportunidades a todos; para vocês não será diferente. Ainda que difícil, sempre é possível. Nunca desistam”, concluiu.
O vice-prefeito de Brusque, Deco Batisti, também destacou os resultados obtidos pelos programas desenvolvidos no município e incentivou os jovens a manterem o compromisso com seus objetivos, recordando que recebeu, naquele mesmo auditório, seu primeiro diploma técnico há 30 anos.
Entre as homenageadas esteve o nome da assistente social da comarca de Santo Amaro da Imperatriz, Isabel Weingartner, que, desde o início do programa até setembro deste ano, foi interlocutora na comarca de Brusque para a Regional Vale do Itajaí-Mirim.
O supervisor regional do Vale do Itajaí-Mirim, Ricardo Costa, representando o Sistema Faesc/Senar, entregou o certificado de Empresa Amiga para o 18º Batalhão de Polícia Militar, representado pelo tenente-coronel e comandante Pedro Carlos Machado Júnior, e para a Casa Museu de Brusque, representada pela pedagoga Mariane Santos. Já o coordenador regional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Rodrigo José Schmitt, e a secretária executiva da Fiesc, Tulassi Sulamite da Silva, entregaram o certificado de Empresa Cidadã para as representantes da Renauxview, Rosane Aparecida Farias Martendal, especialista em Treinamento e Desenvolvimento, e Doralice Pereira, coordenadora de Recursos Humanos, e para o representante da Caixa Econômica Federal, o gerente-geral Michel Yuri de Souza Cieslak.
Marcaram presença na solenidade o juiz Frederico Andrade Siegel, diretor do foro da comarca de Brusque, representando a desembargadora Rosane Portella Wolff, da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC); a tesoureira da OAB subseção de Brusque, advogada Daniela Lang, representando a OAB/SC; a gestora do Núcleo Educacional Sandra Juçara Ponchielli Tavares, representando o Senac e a Fecomércio; o gestor da Conta Centralizadora do Poder Judiciário de Santa Catarina, Cleiton Rony Utzig; e demais autoridades locais.
Regional do Vale do Itapocu
A regional do Vale do Itapocu celebrou na quarta-feira, dia 3 de dezembro, a conquista de 41 adolescentes em cerimônia realizada no Complexo Novale de Inovação, em Jaraguá do Sul. Foram homenageadas também 18 Empresas Cidadãs, 38 Empresas Amigas e 42 Cidadãos Amigos.
Em sua fala, a juíza Daniela Fernandes Dias Morelli, titular da Vara da Infância e Juventude e Anexos, destacou que os resultados alcançados pelo programa decorrem da soma de esforços entre o Poder Público e a sociedade civil, efetivando o princípio da proteção integral previsto tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. Na regional, há um adolescente em acolhimento institucional e um egresso do programa cursando o ensino superior.
A magistrada lembrou que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança” e ressaltou que a união de forças, sobretudo com o setor privado, amplia a visibilidade de jovens que, por muito tempo, tiveram negados direitos básicos. Ao reconhecer o papel das empresas que ofertam o primeiro emprego, enfatizou que a autonomia profissional é essencial para o desacolhimento, permitindo que os adolescentes reconstruam suas vidas mesmo quando não é possível retornar à família de origem.
“O programa Novos Caminhos, portanto, busca equalizar um pouco a balança, procurando fazer com que esses jovens, cujo histórico de vida é marcado por tantas perdas, tantas privações, tenham efetivas chances de profissionalizar-se, recebendo, sim, tratamento desigual e necessariamente privilegiado, porquanto, quando estamos diante de situações de vulnerabilidade e subcidadania, tratar todos com igualdade implica acentuar as desigualdades”, ressaltou a magistrada, ao finalizar agradecendo às equipes envolvidas e enaltecendo o esforço diário dos adolescentes, que classificou como “exemplos de superação”.
A interlocutora do TJSC na regional, Ana Paula Fardin Soares, destacou que o evento tem por objetivo mostrar que o programa Novos Caminhos, além de se preocupar com a formação profissional dos adolescentes, vai além. “Ele se preocupa também com a formação da personalidade e do caráter, mostrando-lhes os valores da partilha, gratidão, vivência em comunidade e solidariedade, que são bases para a felicidade do ser humano.”
A cerimônia contou ainda com a presença da interlocutora da Fiesc no Vale do Itapocu, Juciane Susan Benedet Martins de Almeida, e representantes de todos os parceiros do programa, universidades e órgãos municipais, além de autoridades locais, familiares e equipe técnica do programa.
Regional Centro-Norte
O encerramento das atividades do programa Novos Caminhos na regional Centro-Norte, em 2025, foi marcado por uma cerimônia especial realizada no dia 2 de dezembro, em Caçador. O evento celebrou a entrega de certificados aos jovens atendidos pelos serviços de acolhimento e reuniu autoridades, parceiros e apoiadores. A regional abrange as comarcas de Caçador, Curitibanos, Fraiburgo, Lebon Régis, Porto União, Santa Cecília e Videira.
Além da formatura, a solenidade prestou homenagens a pessoas, empresas e entidades que contribuem para o programa por meio de doações, oferta de oportunidades de trabalho e compartilhamento de conhecimentos. A programação incluiu ainda uma palestra inspiradora com o escritor e compositor Álvaro Fernando, que abordou o tema “Amizade”.
Um dos momentos marcantes foi a entrega de peças de montar confeccionadas pelo laboratório do plástico do SENAI Videira à Casa Lar Menino Deus. A ação foi conduzida pela coordenadora da unidade, Giovana Gaio, representando as empresas amigas. As peças foram produzidas com tampinhas arrecadadas pela regional Centro-Norte da Fiesc, e todos os serviços de acolhimento da região receberão seus kits.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais e regionais, entre elas: a juíza Flávia Carneiro de Paris, titular da 2ª Vara Cível da comarca de Caçador, representando a AMC e a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude do TJSC; o juiz diretor do foro da comarca de Fraiburgo, Lionardo José de Oliveira; o juiz da comarca de Lebon Régis, Jonathan de Vila Cirimbelli; a integrante da comissão de apoio do conselho gestor da Conta Centralizada do TJSC, Kedma de Souza; o vice-presidente regional da Fiesc, Leonir Tesser; e representantes de todos os parceiros do programa, universidades e órgãos municipais.
Imagens: Divulgação, Comarcas de Jaraguá do Sul e Caçador/Cristiano Tito Corrêa (Brusque)
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
