Novos Caminhos aborda sustentabilidade como postura profissional para jovens acolhidos



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

A programação do curso de Postura Profissional, ofertado pelo programa Novos Caminhos aos jovens acolhidos no Alto Uruguai catarinense, abordou o tema “Nosso Planeta, Nossa Casa” em oficina realizada no último sábado (25/5). O momento contou com a participação voluntária da Junior Achievement, que discutiu com os adolescentes sobre as diversas maneiras de melhorar comportamentos e ações a fim de contribuir para a preservação do planeta.

O bate-papo iniciou com as boas-vindas do diretor da Junior Achievement, Evandro Badin, que participou por vídeo. Ele esclareceu sobre a importância e necessidade do tema. O voluntário abordou práticas que podemos adotar para reduzir nosso impacto ambiental e promover a sustentabilidade.

Ainda no cronograma de sábado, a professora do Sesi/Senai Elaine Vianceli trabalhou a cartilha fornecida pela Junior Achievement a fim de desenvolver nos jovens a conscientização sobre a responsabilidade com nosso planeta e a necessidade da sustentabilidade. Esses fatores são apontados, atualmente, como fundamentais para o alinhamento às competências indispensáveis para o mercado de trabalho do século 21.

A atividade foi finalizada com a participação voluntária da psicóloga Samira Ferreira de Lima, que apresentou uma grande variedade de materiais recicláveis, como tampinhas, barbantes e botões entre outros. Com esses materiais, os adolescentes tiveram a oportunidade de usar a criatividade e as habilidades manuais para criar novos objetos, como porta-moedas e brinquedos. “Essa atividade prática foi uma excelente forma de aplicar os conceitos de sustentabilidade discutidos durante o encontro, reforçando a importância da reciclagem e do reaproveitamento de materiais”, considerou Samira.

A oficina de reciclagem possibilitou ainda o desenvolvimento psicológico e emocional dos participantes pela perspectiva de como atividades manuais e criativas podem contribuir para o bem-estar emocional e o desenvolvimento de habilidades importantes, como a concentração, a paciência e o trabalho em equipe.

O objetivo do curso de Postura Profissional é desenvolver autonomia e competências necessárias para o mercado de trabalho. De forma lúdica e prática, os conteúdos são levados aos jovens de maneiras diversas para seu desenvolvimento, de modo que possam atuar nas mais variadas frentes de trabalho.

Novos Caminhos

Idealizado pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, inicialmente, em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), o Novos Caminhos oferece serviços de educação, saúde e articulação para empregabilidade a jovens que vivem nas 229 instituições de acolhimento de Santa Catarina. Disponibiliza aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14 prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

Pular para o conteúdo