NO OESTE, MAIS JOVENS ACOLHIDOS INGRESSAM NO NOVOS CAMINHOS
Programa atenderá adolescentes que vivem em abrigos de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Galvão
Vice-presidente da FIESC, Waldemar Schmitz, em conversa com os participantes do programa (Foto: MB Comunicação)
Chapecó, 17.4.2015 – Vinte jovens participaram da aula inaugural do programa Novos Caminhos, nesta semana, no auditório da empresa Rafitec, em Xaxim. Essa é a terceira turma na região Oeste do programa que nasceu em 2013, em Chapecó, por meio de um acordo de cooperação firmado entre Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC).
O programa Novos Caminhos proporciona aos adolescentes com idades de 14 a 18 anos – que devem deixar os Programas de Acolhimento ao completar a maioridade – qualificação para o mundo do trabalho. O juiz da Comarca de Xaxim, Christian Dalla Rosa, destacou a importância da oferta de oportunidades para que os jovens do programa recebam formação profissional e socioeducativa para construírem suas vidas com dignidade.
O vice-presidente regional da FIESC, Waldemar Schmitz, observou que a iniciativa pretende preencher uma lacuna social. Santa Catarina tem 170 Programas de Acolhimento (abrigos) que atendem crianças entre 0 a 18 anos. Atualmente há 1.500 crianças/adolescentes acolhidos. Dessas, 440 são adolescentes entre 14 a 18 anos, muitos deles destituídos do poder familiar, sem chances de retorno aos seus lares ou de serem adotados em razão da idade. “O programa assegura dignidade e proteção aos adolescentes, evitando situações de risco ao seu desenvolvimento emocional e social, oportunizando inserção no mercado de trabalho”, destacou.
A assistente social do Poder Judiciário, Carmem Collet, pediu aos jovens que perseverem no programa para desenvolver suas potencialidades. O gerente do SENAI em Xanxerê, Wanderlei Duarte, apresentou os cursos que são oferecidos aos jovens do programa. Neste ano, o Novos Caminhos atenderá jovens dos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê e Galvão, totalizando 20 adolescentes. Os participantes receberão por meio das entidades da FIESC capacitação e qualificação profissional em cursos de educação básica e profissionalizantes. A iniciativa integra o Movimento A Indústria pela Educação.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias de Santa Catarina