Jovens do Programa Novos Caminhos fazem roteiro de visitas no Alto Uruguai
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
A última quarta-feira (30) foi um dia especial para os jovens do Programa Novos Caminhos (PNC) da região do Alto Uruguai, que realizaram visitas e puderam viver experiências marcantes e diferentes do seu dia a dia.
O roteiro iniciou com uma visita técnica à empresa italiana Zucchetti, líder no desenvolvimento de software em Concórdia. O objetivo foi permitir aos participantes conhecer a empresa, seus valores, missão e propósito, e sobretudo inspirá-los a explorar mais as possibilidades no mercado de trabalho.
A visita foi acompanhada pela analista de RH da empresa, Rosane Corrêa, que apresentou aos adolescentes as operações e setores da Zucchetti, possibilitando a interação direta com os profissionais da empresa e uma visão concreta do que é trabalhar em um ambiente dinâmico e globalmente reconhecido.
Para a interlocutora do Novos Caminhos na regional Alto Uruguai, Elaine Blodorn, foi “uma experiência enriquecedora e repleta de aprendizado”. “Estamos confiantes de que esta visita técnica deixou uma impressão positiva e duradoura nos adolescentes, estimulando-os a seguir seus sonhos profissionais e a se esforçar para alcançar um futuro brilhante”, destaca.
Após a visita técnica, os adolescentes conheceram a propriedade do produtor Nilton Cleber Pereira Amador, em ação articulada pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) com o objetivo de proporcionar aos jovens um contato direto com atividades agropecuárias sustentáveis e uma maior compreensão sobre a importância da preservação ambiental. Lá, os adolescentes conheceram a criação de coelhos, pássaros e ovelhas entre outros, aprendendo sobre os cuidados necessários e a relação entre os seres humanos e os animais.
Um dos destaques de sustentabilidade da propriedade é a captação da água em cisternas, utilizada para a manutenção das plantas e animais. “A propriedade do Sr. Nilton é um exemplo inspirador de respeito ao meio ambiente, mostrando como é possível utilizar os recursos naturais de forma consciente e responsável. Os jovens podem levar esses princípios para suas próprias vidas e comunidades”, ressalta Elaine.
A parada para o almoço, em um restaurante de Concórdia, também foi um momento de confraternização. “Essa experiência foi proporcionada com imensa generosidade pelo SENAR, que compreende a importância não apenas do aprendizado, mas também do compartilhamento de momentos como esse”, enfatiza a interlocutora.
Depois de reabastecer as energias, os adolescentes seguiram a jornada educativa fazendo uma visita ao Centro Equestre Recanto do Cavalo, em Arabutã. No local, puderam explorar e entender mais sobre o mundo da equitação, a profissão de domador e a experiência emocionante de andar a cavalo. “A equitação envolve uma conexão única com o animal, requerendo equilíbrio, coordenação e confiança. Essa experiência não apenas permitiu que os adolescentes experimentassem uma atividade empolgante, mas também proporcionou uma lição sobre trabalho em equipe e comunicação”, conta a interlocutora.
Elaine relata que a visita não só enriqueceu o dia dos adolescentes, mas também contribuiu para ampliar seus horizontes e inspirar um maior apreço pelo mundo animal e pelas atividades ao ar livre. Ela também conta que dois adolescentes mostraram coragem e superação durante a atividade. “Uma das adolescentes decidiu enfrentar seu medo e andar a cavalo. Outro jovem, que é cadeirante, também superou as barreiras físicas, demonstrando que a vontade e a paixão podem superar quaisquer obstáculos”, salienta.