Jovens do Novos Caminhos concluem formação para o mercado de trabalho em Criciúma

* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Um grupo de 23 adolescentes de Criciúma, entre eles jovens atendidos pelo programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), concluiu o Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT), promovido pelo Centro de Integração Empresa-Escola de Santa Catarina (CIEE/SC). A cerimônia de formatura ocorreu na última sexta-feira, dia 1º de agosto, no salão do Tribunal do Júri da comarca local.
A iniciativa, que contou com o apoio da Vara da Infância e Juventude de Criciúma, teve como objetivo preparar adolescentes para ingressar e se manter no mercado de trabalho. O curso gratuito ofereceu 60 horas de formação e abordou temas como postura profissional, comunicação, ética, trabalho em equipe e outras competências essenciais para o desenvolvimento pessoal e profissional.
“A formatura representa um marco na trajetória desses jovens, que agora estão mais preparados para enfrentar os desafios do mundo laboral”, destacou o juiz Klauss Corrêa de Souza. Dois participantes já foram contratados por meio do programa de aprendizagem. Além dos adolescentes do Novos Caminhos, o curso também foi aberto a estudantes de escolas públicas e jovens que passaram por medidas protetivas de acolhimento.
Uma das adolescentes foi contratada para trabalhar em uma escola. Ela disse que o curso a ajudou a reconhecer habilidades que não sabia ter. Outra jovem relatou: “Esta experiência foi uma oportunidade transformadora que ampliou meus conhecimentos, fortalecendo minha visão de futuro, e me preparou com mais segurança para os desafios do mercado de trabalho”.
A ação contou com o apoio de empresas e instituições da região, que atuaram como padrinhos do programa ao oferecer recursos, transporte, alimentação e vagas de estágio e aprendizagem. Estiveram no evento a juíza do Tribunal Regional do Trabalho em Criciúma, Janice Bastos; o promotor de justiça da infância e juventude Marcos Batista De Martino e o presidente do CIEE/SC, Luiz Carlos Floriani.
O programa Novos Caminhos, gerido pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do TJSC, tem como missão promover a autonomia e cidadania de crianças e adolescentes acolhidos, por meio de ações de escolarização, profissionalização e inclusão social.
Imagens: Divulgação/Comarca de Criciúma
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa