Jovens concluem curso ofertado pelo Programa Novos Caminhos no Alto Vale do Itajaí

Cinco adolescentes acolhidos institucionalmente no Alto Vale do Itajaí encerraram recentemente o curso “Descobrindo a Informática: Novos Caminhos”, ministrado por profissionais do Senac. O curso faz parte da primeira etapa do Programa Novos Caminhos, que prevê cinco encontros, com noções básicas de informática (Word, Excel, Power Point). A atividade foi desenvolvida no Senac de Rio do Sul, e observou todas as recomendações sanitárias de segurança neste momento de pandemia.

O Programa Novos Caminhos oferece cursos que são divididos em duas etapas, com ações específicas. A primeira etapa destina-se exclusivamente aos adolescentes acolhidos institucionalmente ou egressos que fazem parte do programa. Os cursos são ministrados pelo Senai/SC e pelo Senac/SC, num total de 40 horas/aula. A segunda etapa representa os cursos ofertados à comunidade, onde os jovens possuem vagas gratuitas.

A proposta do programa é a mobilização social para a oferta de serviços e capacitação técnica e socioemocional para os adolescentes em serviços de acolhimento de forma prática, rápida e inovadora, por meio de articulação com a sociedade empresarial para efetiva inserção no mercado de trabalho.

A assistente social da comarca de Rio do Sul Rossana Maas destaca que a avaliação do curso foi positiva e motivou os adolescentes do Alto Vale a produzirem apresentações eletrônicas, de acordo com a área de interesse de cada um. Os temas escolhidos foram de currículo pessoal, motocicletas, bicicletas, caminhões e down hill. Os adolescentes que participaram das atividades estão na Instituição de Acolhimento “Lar da Menina”, em Rio do Sul. O encerramento ocorreu no último dia 31 de outubro.

Sobre o programa

Fundado em 2013, o programa tem como finalidade desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento, e proporcionar formação profissional para que eles possam desenvolver suas potencialidades e entrar no mercado profissional.

O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ/TJSC), juntamente com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Posteriormente, uniram-se a causa a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).

Imagens: Divulgação/Comarca de Rio do Sul
Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI
Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)

Fonte:

https://www.tjsc.jus.br/web/imprensa/-/jovens-concluem-curso-ofertado-pelo-programa-novos-caminhos-no-alto-vale-do-itajai