História de superação de campeão olímpico é apresentada a jovens do Novos Caminhos
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Adolescentes do programa Novos Caminhos puderam conhecer um pouco da história do campeão olímpico Paulo André Jukoski da Silva, conhecido como Paulão do Vôlei. Eles participaram, nesta semana, de uma palestra na qual o ex-jogador da seleção brasileira compartilhou sua experiência no esporte, como enfrentou e superou as adversidades. O evento ocorreu no teatro da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), em Caçador, no Meio-Oeste.
Paulão do Vôlei, campeão olímpico de 1992, integrante de uma seleção que marcou a história do vôlei no Brasil e no mundo, falou sobre sua história que, como a de muitos, começou com dificuldades e obstáculos. Na mensagem de reflexão, disse que, com determinação, decisões corretas e lutas diárias pelos sonhos e ideais, conseguiu, por meio do esporte, superar limites e construir uma nova vida.
Ele conta que procura deixar duas lições a quem o ouve. Uma delas é que todos passam por momentos difíceis e a superação é precedida de determinação, decisões corretas e lutas diárias. “A cada dia somos melhores”, enfatiza. A outra diz que ninguém faz nada sozinho. “O trabalho em equipe sempre me levou mais longe do que se eu estivesse sozinho”, destaca Paulão, ao reforçar a esperança de que mais jovens e adultos tenham sucesso em suas próprias histórias. A palestra foi promovida pela FIESC, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), parceira do programa Novos Caminhos.
Sobre o programa
O programa Novos Caminhos tem como objetivo ajudar jovens que estão prestes a sair das casas de acolhimento pelo limite de idade, ao oferecer alternativas de qualificação para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes e encaminhamento para vagas de emprego em empresas parceiras do projeto. A ideia é que eles ganhem autonomia e independência financeira na vida fora dos abrigos.
Atualmente, integram o programa, além do Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a FIESC, a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).