Gratidão, emoção e muita esperança em evento de conclusão do ano do PNC no Meio-Oeste



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Os eventos de encerramento do Novos Caminhos para entrega de homenagem aos participantes são sempre carregados de emoção. Gratidão e esperança emanam de todos os lados. No Meio-Oeste não foi diferente. Nesta semana, mais uma uma noite especial, na qual estiveram reunidos, em Luzerna, 21 adolescentes, mais de 150 empresas amigas, empresas cidadãs, voluntários, colaboradores das casas de acolhimento, além de autoridades locais e parceiros do programa, para concluir mais um ciclo.

Os participantes do evento dizem que naquela oportunidade foram vividos momentos emocionantes e inspiradores e com a formação uma corrente do bem que deixará marcas duradouras. Os depoimentos das empresas parceiras trouxeram à tona histórias tocantes de transformação. A FAST, em um gesto exemplar, não só contratou um aprendiz, mas também, no dia do evento (8/11), efetivou outro adolescente do serviço de acolhimento como colaborador. “Essa iniciativa é um testemunho inspirador do impacto positivo que as empresas podem ter na vida desses jovens”, avalia a assessora de Responsabilidade Social da Fiesc Elaine Blodorn Martins, interlocutora do programa na região.

A Valpasa também compartilhou depoimento. A empresa evidenciou o comprometimento com o desenvolvimento profissional dos adolescentes ao realizar a contratação de um aprendiz. A Coperdia, como empresa amiga, trouxe à luz suas ações em parceria com o acolhimento de Campos Novos e mostrou que a colaboração entre o setor privado e organizações sociais pode gerar resultados extraordinários.

Um momento verdadeiramente marcante foi o depoimento do voluntário, conhecido como Capitão América. Sua narrativa sobre as motivações que o levaram a se tornar voluntário tocou profundamente os corações de todos os presentes. A dedicação e paixão pela causa foram evidentes. “Sua história serviu como um poderoso lembrete do impacto positivo que cada pessoa pode ter na vida dos outros”, enfatiza Elaine.

O evento contou ainda com depoimentos de adolescentes dos serviços de acolhimento de Tangará, Catanduvas e Capinzal. As garotas emocionaram ao contar como foi para eles serem contratadas como aprendiz. Na oportunidade, as unidades de acolhimento de Catanduvas, Hreval d’Oeste e Capinzal e Tangará receberam materiais esportivos. O evento contou com a participação da juíza Dominique Gurtinski Borba Fernandes e do vice-presidente da Fiesc, Márcio Luís Dalla Lana.

Próximos eventos

14/11 – Vale do Itajaí – 17h às 18h30min em Blumenau
21/11 – Vale do Itapocu – 17h às 18h30min em Jaraguá do Sul
22/11 – Norte Nordeste – 17h às 18h30min em Joinville
23/11 – Planalto Norte – 17h às 18h30min em São Bento do Sul
28/11 – Alto Uruguai Catarinense – 17h às 18h30min em Concórdia
29/11 – Oeste – 17h às 18h30min em Chapecó
30/11 – Extremo Oeste – 17h às 18h30min em São Miguel do Oeste
11/12 – Foz do Rio Itajaí – 17h às 18h30min em Itajaí
13/12 – Sul – 17h às 18h30 em Criciúma
14/12 – Litoral Sul – 17h às 18h30 em Tubarão

Sobre o programa

O Programa Novos Caminhos (PNC) foi fundado em 2013, pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de Termos Aditivos ao original, novas instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Pular para o conteúdo