Formatura no alto Vale do Itajai



Cerca de 30 jovens concluem o Programa Novos Caminhos no Alto Vale do Itajaí

A entrega dos certificados ocorreu na tarde de terça-feira, 14 de dezembro, na sede da OAB/SC Subseção Rio do Sul.

O objetivo do Programa Novos Caminhos é oferecer profissionalização para adolescentes que vivem em casas de acolhimento, preparando-os para a fase adulta, já que quando completam 18 anos eles precisam deixar os lares temporários e conduzir a própria vida. “Eu gostei bastante de participar. Foram cursos que abriram oportunidades para nós. Tudo mudou, até na escola. Gostei muito da Oficina de Ideias, foi um momento em que a gente pôde dar nossas ideias e colocar em prática. Aprendemos a ouvir e participamos de uma dinâmica para conhecer um pouco mais a história do outro, foi bem legal”, contou Raissa S.G.C., que participou do programa. Ela tem 16 anos e pretende estudar Enfermagem. “O programa serviu como um empurrão, eu estava naquele vou, não vou. Tirei todas as dúvidas e agora sei o que quero fazer”, concluiu.

A FIESC Alto Vale do Itajaí ofereceu aos jovens, através do Sesi/Senai, a conclusão do Ensino Fundamental e Médio, a Educação Profissional e atividades de vida saudável (psicólogo, dentista e nutricionista). Também foram realizadas oficinas de formação profissional em parceria com a Júnior Achievement e o Sebrae. “Todo ano, o programa é aprimorado para se adaptar às necessidades dos jovens. Em 2020, as ações foram afetadas pela pandemia, mas neste ano retomamos com muitas frentes, principalmente na formação de competências para o mercado de trabalho. Isso vai ajudá-los muito a terem uma vida digna, quando saírem do serviço de acolhimento”, explicou Kiara Monique França, interlocutora regional da Responsabilidade Social da Fiesc. “Também iremosem parceria com a OAB, encaminhar os jovens ao trabalho, a partir de 14 anos, através de programas como Menor Aprendiz ou estágios”, disse Kiara.

Para Rossana Maas, assistente social forense na Comarca de Rio do Sul e interlocutora do Programa Novos Caminhos para o Tribunal de Justiça, na região do Alto Vale, é importante que as empresas abram oportunidades para estes jovensterem contato com o mundo do trabalho. Temos experiências bem-sucedidas de empresas, que abraçaram a causa e ajudaram os adolescentes, não apenas recebendo-os como colaboradores, mas auxiliando-os a trilharem seus caminhos”.

Também estiverem presentes o juiz da Vara da Família, infância e Juventude, órfãos e sucessões da Comarca de Rio do Sul, Raphael Mendes Barbosa; a assessora de Gestão Estratégica do Sesi/Senai Alto Vale, Ariane Foloni Moratelli Maçaneiro; a Dra. Vanessa Bauer, representando a OAB subseção Rio do Sul; a coordenadora Educacional do Senac, Sueli Petris Tambosi e a oficial da Infância e Juventude de Rio do Campo, Méri Luci Bodemüller.

O programa Novos Caminhos foi criado há oito anos pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, junto com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

Pular para o conteúdo