Exposição fotográfica de jovens do Novos Caminhos marca passagem de 10 anos do programa



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

A arte de eternizar momentos por meio de imagens foi ensinada a um grupo de nove jovens de 13 a 17 anos, inseridos no programa Novos Caminhos e acolhidos em lares da cidade de Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu. O resultado do trabalho será exposto de 22 de agosto a 22 de setembro no hall de entrada da Sala de Sessões Ministro Teori Zavascki, no TJSC. A abertura da mostra acontece juntamente com a cerimônia de comemoração dos 10 anos do Novos Caminhos.

A mentora do projeto, fotógrafa Lili Koslowski, assim como um dos adolescentes que concluíram o curso, estará presente ao evento. A professora relembra que a exposição CREATE surgiu de um projeto pessoal e profissional de ensinar fotografia e da vontade de fazer voluntariado.

“Para mim, não há melhor forma de iniciar um novo caminhar senão através do voluntariado. Uma experiência inesquecível e, como resultado, narrativas muito reflexivas em fotografias”, destaca a professora.

O âmbito curatorial da exposição – planejamento, viabilidade, execução técnica e comunicação expográfica – ficou ao encargo dos profissionais da Seção de Museu/Divisão de Documentação e Memória do Judiciário, que compreendem quão transformadoras narrativas sensíveis e humanizadoras podem ser.

O curso teve a duração de dois sábados inteiros dedicados à formação dos jovens, que conheceram fotógrafos renomados e seus trabalhos, bem como aprenderam regras de composição fotográfica e técnicas de utilização de câmeras profissionais. “Para a exposição, trabalhamos a criatividade e a fotografia narrativa, que é a ação de contar histórias através de uma série fotográfica, tendo como referência a fotógrafa Dara Cuervo Scully (Espanha) – um convite à imaginação, à autoexpressão, à criatividade, à arte e à emoção”, finaliza.

Pular para o conteúdo