Ensino de Educação Financeira é ofertado aos adolescentes do Programa Novos Caminhos

No último dia 31 de julho, uma importante ação formativa aconteceu no acolhimento ADRA de São José: a oficina de Educação Financeira voltada para 11 adolescentes do Programa Novos Caminhos. Essa atividade ocorreu em parceria com a CREDCREA, uma cooperativa de crédito que compartilhou conhecimentos práticos e acessíveis sobre o uso consciente do dinheiro.
Durante essa oficina foram abordados temas do cotidiano financeiro de maneira simples e direta como o controle de contas, organização de orçamento, uso de cartão de crédito e de aplicativos bancários. O espaço de aprendizado proporciona o planejamento financeiro, o que fortalece a autonomia, responsabilidade e capacidade de tomada de decisões dos adolescentes.
A coordenadora Ângela Suartes articulou essa valiosa iniciativa com a instituição para demonstrar a educação financeira como ferramenta de empoderamento e transformação social. Os adolescentes em situação de acolhimento puderam se preparar para o seu futuro financeiro.
O programa
O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI).
Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).
Fonte: Jussara Moraes Castilhos


