Com 39 jovens, Celesc renova compromisso com programa Novos Caminhos do TJSC



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

A Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) renovou neste mês de outubro de 2025 o compromisso com o programa Novos Caminhos. A iniciativa idealizada em conjunto pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) atende crianças e adolescentes com idade acima de 6 anos, que se encontram ou passaram por medida de acolhimento institucional, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Segundo o Centro de Integração Empresa Escola de Santa Catarina (CIEE-SC), a Celesc oferece qualificação profissional para 39 jovens. Parceira do programa Novos Caminhos desde dezembro de 2023, a empresa reforçou o seu compromisso com a responsabilidade social e com o desenvolvimento humano dos catarinenses. O termo de adesão n. 79/2025 foi assinado pelo presidente da Celesc, Tarcísio Estefano Rosa.

Após o sucesso em Santa Catarina, o programa foi nacionalizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em janeiro de 2024. Atualmente, os 27 tribunais de justiça estaduais do país já contam com ao menos um núcleo do Novos Caminhos. A Justiça do Trabalho conta com 10 unidades judiciárias que aderiram ao programa.

Criado em 2013, o programa impactou mais de 9 mil crianças e adolescentes, realizou mais de 16 mil matrículas em educação básica e profissional e é responsável por mais de 2 mil inserções de jovens no mercado de trabalho. No TJSC, a iniciativa está sob a responsabilidade da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ).

Ao longo dos últimos 12 anos, o programa passou a contar com o apoio de novos parceiros, como Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Fecomércio/SENAC/SESC, Associação Catarinense de Medicina (ACM), Fundação Esag (Fesag), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado/SENAR (FAESC) e Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC). Com a nacionalização pelo CNJ, o programa conta também com o apoio de grandes empresas como Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobras e Vale.

Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa

Ir para o conteúdo