Adolescentes em situação de acolhimento têm oportunidades com Programa Novos Caminhos



Após a qualificação profissional no Programa Novos Caminhos, o jovem Matheus Felipe dos Santos, 16 anos, conseguiu há duas semanas o seu primeiro emprego. Atualmente, o adolescente trabalha como repositor em uma loja de departamento, em São Bento do Sul. Nesta quinta-feira (13/12), na sala de sessões Ministro Teori Zavascki, Matheus foi um dos 13 jovens homenageados na categoria \”adolescente destaque\”, no evento realizado pela Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (Ceij), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis.

Desde 2013, o Novos Caminhos visa capacitar e qualificar adolescentes, a partir dos 14 anos, que se encontram ou passaram por medida protetiva de acolhimento. Neste ano, 303 jovens participaram do programa em atividades de aprendizagem, qualificação profissional e emprego efetivo. \”Essa oportunidade de crescimento pessoal foi essencial para eu conseguir um emprego. Agora vou dividir as despesas de casa com a minha irmã e comprar um celular com o meu primeiro salário\”, comentou Matheus, que foi o adolescente destaque da região do Planalto Norte.

Também foram agraciados com diplomas os representantes das 54 empresas parceiras, as entidades que compõem o programa e três equipes técnicas que se destacaram neste ano. A assistente social Iolete de Jesus, da região Oeste, comentou as dificuldades encontradas para que o comércio, a indústria e a própria sociedade não tivessem o preconceito com os jovens em vulnerabilidade social. \”O Oeste sempre foi uma região muito difícil para a colocação profissional e estamos chamando a atenção de todos para esse público, de jovens em situação de acolhimento, que muita gente ainda desconhece\”, disse a assistente social.

A cerimônia contou com a presença do desembargador Rodrigo Collaço, do presidente da Federação das Indústria de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cezar de Aguiar, do presidente da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina), Bruno Breithaupt, e do subprocurador geral de Justiça, Aurino Alves de Souza, representando o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), que são os parceiros da iniciativa. Também estiveram presentes o Secretário de Estado de Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto; o Secretário de Estado de Justiça e Cidadania, Leandro Lima; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Araújo Gomes; entre outras autoridades.

No evento, o desembargador Rodrigo Collaço prestou um agradecimento especial as autoridades que trabalharam de forma conjunta com o Judiciário em 2018. Antes disso, o gestor do Poder Judiciário destacou a qualidade do empreendedor catarinense. \”Gostaria de cumprimentar os juízes, as equipes técnicas, a Fiesc e a Fecomércio, que foram os responsáveis em retirar o programa do papel. Destaque especial para as empresas que abriram as portas para oferecer a oportunidade de formação técnica e emprego a esses jovens. Também faço um agradecimento especial ao doutor Glauco José Côrte, que foi o grande incentivador e, hoje, deve estar emocionado com a proporção do programa. E não poderia deixar de homenagear os adolescentes, porque muitas vezes o que falta é uma oportunidade e eles agarraram com determinação\”, afirma o presidente do Judiciário Catarinense.

O programa tem o apoio da Fiesc, da AMC (Associação dos Magistrados Catarinenses), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio) e Fundação ESAG.

Homenagem às autoridades que colaboraram com o Judiciário em 2018

Desembargador Alcides dos Santos Aguiar – 2º vice-presidente da AMC;

Bruno Breithaupt – presidente da Fecomércio;

Mário Cezar de Aguiar – presidente da Fiesc;

Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes – comandante geral da Polícia Militar;

Alceu de Oliveira Pinto Júnior – secretário de Segurança Pública;

Leandro Soares Lima – secretário de Justiça e Cidadania;

Glauco José Côrte – vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Depoimentos

\”Conseguimos percorrer o Estado inteiro e participamos de reuniões em todas as regiões. Tivemos o contato com todas as equipes para conhecer as diferentes realidades e, assim, conseguiremos planejar para o próximo ano as novas metas\”.

Diretora da Infância e da Juventude da AMC, juíza Ana Paula Amaro da Silveira

\”Nos sentimos recompensamos com a parceria que é extremamente importante. Ela dignifica as pessoas que não tiveram uma oportunidade na vida. Essa parceria traz estas pessoas para o mercado de trabalho por meio de uma qualificação e oportunidade de emprego. Hoje é um momento de celebração e de muita satisfação em estar aqui\”.

Presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar

Os adolescentes destaque

Alto Vale do Itajaí – Diego Lorenço;

Centro-Norte – Patrick Merlin de Freitas;

Extremo Oeste – Gustavo dos Santos Ereno;

Foz do Rio Itajaí – Gabriel de Lima;

Norte-Nordeste – Daniel Mascaro de Jesus;

Oeste – Nathali Maria Sores Camargo;

Planalto Norte – Matheus Felipe dos Santos;

Serra Catarinense – Jamila Isabel de Souza Paula;

Sudeste – Anderson de Oliveira;

Sul – Talita Eleoterio Lopes;

Vale do Itajaí – Andriele Alves Soares;

Vale do Itapocu – Klenia Gastaldo Leczynski Gaedke;

Vale do Itajaí Mirim – Erico Gabriel Leão de Farias.

As equipes técnicas destaque

Oeste

TJ – Iolete de Jesus;

Fecomércio – Janyne Farias;

Fiesc – Cleufa Dessoi Bolis;

Acolhimento – Família Acolhedora (Carolina Fernandes Diniz)

Planalto Norte

TJ – Tiago Iraton da Silva;

Fecomércio – Fabiane Maria Grossi;

Fiesc – Ivana Weihermann

Vale do Itajaí

TJ – Analu Cardoso Trevizan;

Fecomércio – Maria Aparecida Duarte Ciuffa;

Fiesc – Maria Aparecida Vaz;

Acolhimento – Lar das Meninas (Gabriela Medeiros Brasil).


Fotos: Daniela Pacheco/Assessoria de Imprensa do TJ

Responsável: Ângelo Medeiros – Reg. Prof.: SC00445(JP)
Textos: Américo Wisbeck, Ângelo Medeiros, Daniela Pacheco Costa e Fabrício Severino
 
https://portal.tjsc.jus.br/web/sala-de-imprensa/-/adolescentes-em-situacao-de-acolhimento-tem-oportunidades-com-programa-novos-caminhos
Pular para o conteúdo