Adolescentes do programa Novos Caminhos conhecem fábrica de parapentes



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina (abre em nova aba).

Seis adolescentes do programa Novos Caminhos, na região do Vale do Itapocu, tiveram a oportunidade de visitar a empresa Sol Paragliders, localizada em Jaraguá do Sul. A empresa é reconhecida pela produção de parapentes e acessórios esportivos de alta qualidade, exportados para diversos países. Além de conhecer as instalações, os jovens tiveram contato direto com os processos produtivos da empresa, que vão desde o desenvolvimento de produtos até a entrega final.

Durante a visita, os adolescentes acompanharam de perto o funcionamento de máquinas de corte, o trabalho das costureiras, o controle de qualidade e a logística de estoque e almoxarifado. O que mais despertou a curiosidade dos jovens foi a combinação entre o trabalho manual e o tecnológico, evidenciada na diferenciação de tecidos e na precisão exigida para garantir a segurança dos produtos voltados para o voo livre.

O supervisor de Recursos Humanos da empresa, Arnaldo Altini Júnior, compartilhou a história da Sol Paragliders, fundada em 1992, e inspirou os adolescentes com uma conversa sobre responsabilidades profissionais, a importância do estudo e o poder de acreditar nos sonhos.

“Foi uma experiência muito enriquecedora, onde eles puderam vislumbrar as várias oportunidades que esse setor pode oferecer”, destacou a interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc-Sesi-Senai/SC Juciane Susan Benedet Martins de Almeida, ao citar que a visita também reforçou o interesse dos jovens por uma possível carreira na área, especialmente ao verem a quantidade de funcionários jovens já atuando na empresa.

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Pular para o conteúdo