Adolescentes do Novos Caminhos exploram o universo da produção e inovação no Vale do Itajaí

* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Um grupo de 18 adolescentes do programa Novos Caminhos, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), vivenciou recentemente uma experiência que uniu aprendizado, inspiração e descobertas sobre o mundo do trabalho. Os participantes, das casas de acolhimento de Blumenau, Gaspar, Pomerode e Rio dos Cedros, além dos serviços de Família Acolhedora de Pomerode e Rodeio, tiveram a oportunidade de realizar na última semana, 24 de setembro, uma visita técnica a uma empresa de destaque no setor de brinquedos, em Pomerode.
A interlocutora de Responsabilidade Social da Fiesc-Sesi-Senai/SC, Lígia Urbini, compartilha que, mais do que conhecer máquinas e tecnologia, a visita evidenciou o valor das pessoas que fazem a diferença todos os dias. “Histórias inspiradoras, compartilhadas pelas colaboradoras Lisiane e Taciane, reforçaram a importância de acreditar no potencial humano como motor de transformação. Essa vivência proporcionou aprendizado, inspiração e ampliou horizontes para os jovens que estão construindo seus novos caminhos”, destacou.
A gerente de produção da empresa, Lisiane Fiedler, destacou que foi um prazer compartilhar um pouco da sua história e da trajetória no Grupo Calesita. “Espero que as experiências que dividi tenham inspirado os jovens do programa Novos Caminhos a sonhar alto e a nunca desistir de seus objetivos. Acreditem sempre no poder da transformação e na perseverança.”
Em seu relato, Taciane Andrade, que acompanhou o grupo durante a visita, afirmou que foi muito gratificante receber os jovens do programa. Ela ressalta que tiveram a oportunidade de mostrar a eles não apenas a magia de produzir brinquedos, mas também a seriedade e o cuidado que envolvem todo o processo.
“Apesar de criarmos produtos que encantam a infância, o trabalho vai muito além da diversão: é feito com comprometimento, respeito, criatividade, satisfação e um olhar técnico de excelência, valores que guiam cada etapa do nosso dia a dia. Espero que essa experiência tenha inspirado e contribuído para o desenvolvimento profissional de cada um deles, fortalecendo ainda mais seus planos para o futuro”, completou.
Sobre o programa Novos Caminhos
O Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ), do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Fiesc. Atualmente, também integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag).
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa