Adolescentes acolhidos conhecem fábrica de chocolate e aprendem sobre empreendedorismo
O principal objetivo do programa Novos Caminhos, idealizado pela Justiça catarinense, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), é mostrar às crianças e adolescentes acolhidos as possiblidades de uma vida diferente da qual enfrentaram até então. Na última semana, 12 adolescentes do serviço de acolhimento da comarca de Itá, no Alto Uruguai catarinense, conheceram uma fábrica de chocolate, em Concórdia. Assim, os jovens tiveram contato com as funções profissionais desenvolvidas em todo o processo da chocolateria.
O gerente da GAaFeR Chocolateria, Niarfe Quiroz, guiou o grupo pelas instalações da fábrica. Em sua fala, o gerente destacou a importância de estudar e aproveitar as oportunidades. O roteiro da visita encerrou com um delicioso café servido pela chocolateria, acompanhado por grande variedade de chocolates para degustação. Ao final, cada adolescente recebeu um mimo especial para levar e saborear em casa, tornando a experiência ainda mais enriquecedora e inesquecível.
O proprietário da chocolateria, Gabriel Bonetto Bampi, fez questão de receber o grupo. “É um prazer fazer parte do Novos Caminhos! Nós aprendemos muito com os jovens e também podemos oferecer conhecimento a eles. Dividimos um pouco do mundo do empreendedorismo com esses jovens, e também um pouco do mundo do chocolate, propiciando um pouco mais de felicidade na vida deles. Estamos muito felizes em fazer parte do programa porque são eles que fazem a nossa felicidade”, ressaltou Bonetto.
Uma das adolescentes participantes, de 16 anos de idade, já trabalha como Jovem Aprendiz na JBS, mas se encantou com a chocolateria. “Foi uma experiência incrível! Aprendi muitas coisas novas”.
Novos Caminhos
O programa Novos Caminhos surgiu em 2013 para atuar na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 214 instituições de acolhimento do Estado, das quais precisam sair ao completar 18 anos de idade. O Novos Caminhos oferece, aos maiores de 14 anos, cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.
Atualmente, além do TJSC, da FIESC e da AMC, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina, a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) – Administração Regional de Santa Catarina, o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC) e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.