Mais dez jovens ingressam no Programa Novos Caminhos

banner novos caminhos


A aula inaugural do projeto foi realizada na tarde de quinta-feira, 03 de maio, no SESI de Rio do Sul.

“Eu tenho o sonho de fazer faculdade de Direito. Mas antes quero me aperfeiçoar mais em softwares como Excel, Word e Power Point, e também fazer um curso técnico. Esse programa é uma porta bem grande para algo novo, para experiências que seriam quase impossíveis para nós”, disse Dhionatann da Silva da Veiga, de 17 anos. Ele é um dos jovens que vive em casas de acolhimento, no Alto Vale do Itajaí, e que irá participar desta edição do Programa Novos Caminhos.

O primeiro encontro contou com a presença de representantes da FIESC Alto Vale e entidades parceiras na execução do programa. Na oportunidade foi explicado o objetivo do Novos Caminhos, de desenvolver as potencialidades e contribuir para a construção da autonomia dos adolescentes com idade acima de 14 anos, em situação de acolhimento, a fim de proporcionar-lhes a perspectiva de uma vida adulta com qualidade e dignidade.

Para isso, serão oferecidos cursos de escolarização, qualificação e profissionalização. “Esta é uma oportunidade que poucos jovens têm. Somente 8% da população brasileira, entre 14 e 18 anos, faz curso profissionalizante, o que também agrava a situação do desemprego, já que uma das causas é a falta de qualificação. Mas além dos conhecimentos técnicos, é preciso ter também competências como cooperação, ética, responsabilidade, entre outras qualidades”, disse a diretora do Senai Alto Vale, Graziela da Silva Branco, ao conversar com os adolescentes.

Na primeira etapa do programa, os participantes terão até 76 horas/aula em minicursos sobre o mundo do trabalho (Série Meumundodotrabalho.com, Qualidade: Responsabilidade Individual e Coletiva, Capacidade de Empreender e Inovar, Disciplina, Organização e Planejamento, Ética e Conduta no Trabalho, Aprendendo a Conviver e a Respeitar as Diferenças, Feedback: Uma Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem, Informática – word, excel e power-point), iniciação profissional (Introdução à automação, à construção civil, à logística, à segurança do trabalho, entre outros) e apresentação das principais áreas do comércio, serviço e turismo das respectivas regiões. Os jovens terão também formação em economia pessoal, oferecida em parceria com a Junior Achviement.

O Programa Novos Caminhos é resultado de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (CEIJ-TJ/SC), a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (FECOMÉRCIO). Desde 2013, quando o programa foi criado, mais de 800 adolescentes foram atendidos.

Pular para o conteúdo