Novos Caminhos foca na empregabilidade ao mapear novos cursos para jovens acolhidos
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Equipes técnicas do Poder Judiciário e da Fiesc que atuam pelo Novos Caminhos na comarca de Fraiburgo, no Meio-Oeste, puderam conhecer e identificar cursos oferecidos pelo Senai com foco na empregabilidade dos jovens participantes do programa. Além disso, neste encontro recente, os alunos da instituição fizeram a entrega dos itens arrecadados na ação social promovida pelos cursos de Aprendizagem Industrial.
Com a apresentação do programa de cursos para os próximos meses, as equipes puderam identificar os perfis dos participantes e nortear a colocação dos adolescentes conforme cada caso. Além disso, os profissionais da Casa Lar Elvira Ribeiro Chaves, do município de Monte Carlo, e do Lar Célio Thibes dos Santos, de Fraiburgo, falaram sobre o trabalho realizado nessas instituições de acolhimento especialmente aos alunos do Senai que estavam no encontro.
Na oportunidade, os estudantes puderam conhecer o propósito do programa Novos Caminhos e ainda realizar a entrega de 95 brinquedos, 346 peças de roupas, 12 pares de calçados e 15 quilos de alimentos doados para ambas as entidades, que atualmente atendem 25 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esses donativos foram arrecadados por eles em uma atividade liderada pelo professor Cristian de Oliveira e orientada pela professora Andressa Conte de Oliveira.
Por meio desse tipo de projeto, o Senai acredita inspirar e desenvolver nos alunos o compromisso social, com impacto positivo na sociedade. “Enquanto educadora, eu acredito que estas ações fazem a diferença na vida das pessoas e entendo que profissionais com estas características estão se destacando cada vez mais no mercado de trabalho,” comenta a supervisora de Ensino Alessandra Farias.
A interlocutora do TJSC Andreia de Almeida recebeu ainda 90 pares de meias doados pela indústria Cia da Meia, de Blumenau. A entrega foi realizada pela interlocutora da FIESC Suelen Kool.
O programa
O programa foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação dos Magistrados Catarinenses e a FIESC. Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina, Ministério Público de Santa Catarina, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio, Associação Catarinense de Medicina, Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina.