Em São José, Novos Caminhos forma 84 jovens no curso de educação profissional



* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.

Os jovens do Programa Novos Caminhos comemoraram mais uma conquista na quinta-feira passada (16). Em cerimônia realizada no Senai de São José, eles se formaram no curso de educação profissional e também nos projetos e atividades complementares qualificadoras. São 84 adolescentes que vivem, de forma temporária, nas casas de acolhimento da Grande Florianópolis.

As empresas parceiras receberam o selo “Empresa Cidadã” e foram homenageadas, assim como as instituições e a equipe técnica do programa. O evento estava previsto para dezembro do ano passado, mas foi adiado em razão das fortes chuvas na região.

“Este é um dos programas mais eficientes que conheço, especialmente na construção da cidadania dos nossos jovens”, disse a juíza Ana Cristina Borba Alves, titular da Vara da Infância e Juventude da comarca de São José, que trabalha na área da infância há 15 anos. Em sua fala, visivelmente emocionada, ela ressaltou a força de vontade dos jovens e a importância das empresas parceiras. “Sem elas, essas histórias exitosas não seriam possíveis”, salientou. A magistrada representou o desembargador Sérgio Izidoro Heil no referido evento, responsável pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij).

Na mesma linha se manifestou o professor Constantino Assis, presidente do Conselho de Administração da Fundação Esag (Fesag). “A vontade de aprender, aliada à vontade de ensinar, é que faz a diferença na vida das pessoas”, disse.

Além dos citados, estiveram presentes a secretária municipal de Assistência Social, Edenice da Cruz Fraga;  e o vice-presidente da FIESC para a região sudeste, José Fernando da Silva Rocha, entre outras autoridades.

O Programa 

Iniciativa do Poder Judiciário de Santa Catarina, o Programa Novos Caminhos (PNC) é um projeto social que atua na oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem nas 208 casas de acolhimento do Estado. Oferece aos maiores de 14 anos cursos de profissionalização e articula vagas no mercado de trabalho. Aos menores de 14, prevê ações de saúde, bem-estar e educação de contraturno. O objetivo é estimular a cidadania e a autonomia financeira.

Esta ação do TJSC, liderada pela CEIJ, tem a parceria da AMC e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, integram o programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).

Em 2022, mais três instituições passaram a apoiar esse projeto: a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina – FAESC, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – Administração Regional de Santa Catarina; o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina – CIEE/SC; e o Serviço Social do Comércio – SESC/Fecomércio.

Pular para o conteúdo