OAB catarinense vai dar apoio para inserir jovens no mercado de trabalho
A coordenação estadual do programa Novos Caminhos participou, na última sexta-feira (30/4), da reunião do Conselho Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil/SC para solicitar apoio da instituição na empregabilidade dos adolescentes participantes do programa. A OAB/SC, que já atua como parceira do projeto, utilizará sua capilaridade e presença em todas as comarcas do estado para auxiliar na colocação dos adolescentes no mercado de trabalho.
O conselheiro federal Paulo Brincas ponderou que \”por todo o Estado de Santa Catarina, várias crianças são retiradas de suas famílias e passam a viver em casas de acolhimento, mas ao completarem 18 anos precisam deixar essas casas, com destino, muitas vezes, à criminalidade, daí a importância do programa\”.
A ideia é formar grupos de trabalho nas subseções para acompanhar as equipes técnicas do programa na busca da empregabilidade dos jovens. De acordo com a desembargadora Rosane Portella Wolff, o programa busca a capacitação profissional dos adolescentes e o desenvolvimento de competências socioemocionais para que, ao deixarem os serviços de acolhimento, tenham uma vida autônoma estruturada. \”Uma das barreiras que se busca transpor com essa parceria é a empregabilidade, uma vez que o adolescente se capacita através dos cursos mas não encontra abertura profissional\”, destacou.
Desta forma, a OAB trabalhará na sensibilização e busca de oportunidades de trabalho junto às empresas. Também estiveram presentes na reunião virtual o juiz Raphael Mendes Barbosa, como representante da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), e a gerente executiva de Relações do Trabalho Maria Antônia Amboni, representando a Fiesc – outros dois parceiros do programa.