Evento de homenagem encerra as atividades de 2019 do Novos Caminhos em Lages
Os jovens homenageados concluíram cursos de qualificação e alguns deles foram encaminhados para o mercado de trabalho. O Serviço Nacional da Indústria (Senai), Serviço Social do Comercio (Senac) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) oportunizaram conhecimento aos participantes em cursos de empreendedorismo e eletricista de automóveis, por exemplo. “Participar do programa é muito bom. Aqui temos uma família e a chance de aprender para ter uma vida diferente”, diz uma das participantes.
Alguns participantes chegaram ao mercado de trabalho. As empresas Vossko do Brasil e Maxxi Atacado foram empreendimentos que abriram as portas e acolheram os adolescentes com o oferecimento de uma vaga. Uma das adolescentes trabalhou no Maxxi por mais um ano como jovem aprendiz. A Vossko empregou um participante do Novos Caminhos. Para o diretor da empresa, Álvaro Brandão Filho, é importante dar essa contribuição para a sociedade. “Temos que ter esse compromisso com a responsabilidade social”. As duas empresas receberam o selo “Empresa Cidadã”.
Os profissionais que se destacaram em suas atividades também foram homenageados. A interlocutora da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) na Serra, Marilza Borba Branco, recebeu a reverencia. Na solenidade, a vice-presidência da entidade na região foi representada pelo industrial Giordan Heidrich. “Esse programa é fantástico. Podemos ver o brilho diferente nos olhos dos participantes. Estar no Novos Caminhos é ter a perspectiva de que a vida pode tomar um rumo diferente, com qualidade e dignidade”, destaca.
Para a próxima etapa as atividades do programa devem ser ampliadas para as crianças. Atualmente, são atendidos adolescentes a partir dos 14 anos, com qualificação profissional e encaminhamento para o mercado de trabalho. Em 2020, a ideia é ampliar para o público com idade acima dos sete anos. Para as crianças acolhidas serão oferecidas educação maker, serviço odontológico e, provavelmente, modalidades de esportes, com a ajuda de diversos parceiros. O Serviço Social da Indústria (Sesi) é dos deles.
O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, juntamente com a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e com a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Atualmente, também integram o Programa a Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina (OABSC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG).
Por Catarinas Comunicação