Novos Caminhos valoriza esforço de jovens da Foz do Itajaí, Planalto Norte e Alto Vale
* Notícia publicada originalmente no portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina.
Adolescentes do programa Novos Caminhos foram homenageados nesta semana em três regiões do Estado. Ao todo, 225 participantes receberam certificados por cursos de capacitação, oficinas e demais atividades realizadas durante o ano. As ações ofereceram a eles a oportunidade de explorar diferentes áreas, identificar aptidões e aprimorar habilidades, de forma a colaborar para o ingresso no mercado de trabalho.
Aqueles que abriram suas portas aos adolescentes atendidos pelo programa, seja por meio de estágio, jovem aprendiz ou emprego formal, foram contemplados com o título de “Empresa Cidadã”; já os empreendedores que auxiliaram os serviços de acolhimento com doações e serviços voluntários receberam o título de “Empresa Amiga”.
Em Itajaí, a emocionante solenidade ocorreu na última quarta-feira, 12 de novembro, e lotou o salão do Tribunal do Júri da comarca. O evento da regional da Foz do Rio Itajaí homenageou 138 adolescentes das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Camboriú, Navegantes, Penha, Porto Belo e Itapema. Além deles, 42 empresas cidadãs, 39 empresas amigas, 109 cidadãos amigos e 18 profissionais da equipe técnica foram reconhecidos durante o evento que encerrou as atividades deste ano na região.
Também foram reconhecidas, com homenagens especiais, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), representada pela professora Attela Provesi, pela parceria no Projeto Escolhas e Carreiras; a servidora do TJSC Chirlei Viana, representando os integrantes de apoio ao Conselho Gestor da Conta Centralizada; a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, representada pela secretária Gabriela Kelm e pelo diretor Marcos Luiz Pessati; a Secretaria de Planejamento Estratégico de Itajaí, representada pelo diretor Mark Caldeira, Wilson Reginatto Junior, Luciana Duarte March Detoie e Werther Chiarini Neto, o “mentor dos mentores”. Entre outras atrações, o compositor e escritor Alvaro Fernando proferiu palestra sobre o valor da amizade. Seu trabalho, segundo definição própria, transformou três décadas de criatividade em palestras que unem música ao vivo, histórias inspiradoras e mensagens práticas sobre inovação, protagonismo e comunicação.
Estiveram presentes no dia especial o juiz Fernando Machado Carboni, titular da Vara da Infância, Juventude e Anexos da comarca de Itajaí; o juiz Adilor Danielli, titular da Vara da Família, Órfãos e Sucessões da comarca de Balneário Camboriú, representando a Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (CEIJ), do TJSC; o vice-presidente da Fiesc Regional da Foz do Rio Itajaí, Maurício Zeferino da Silva Pires; a promotora de justiça Geruza Isoton, da 4ª Promotoria da Infância de Itajaí, representando o MPSC; o advogado Marcos Emerson Krzisch, representando a OAB-SC; a coordenadora do Eixo de Gestão de Negócios do Senac de Itajaí, Sabrina Pereira da Silva, representando o Senac-SC; o supervisor regional do Senar, Ricardo Costa, representando o Senar-Faesc; a secretária Gabriela Kelm, representando o Poder Executivo; a médica Claudia dos Santos Dutra Bernhardt, representando a Associação Catarinense de Medicina (ACM); e a assistente de projetos sociais do CIEE de Itajaí, Maria Eduarda Motta, representando o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC).
Na cerimônia de São Bento do Sul, no Planalto Norte, 27 adolescentes das cidades de Canoinhas, Itaiópolis, São Bento do Sul, Mafra, Papanduva e Rio Negrinho foram homenageados na terça-feira, dia 11 de novembro, no auditório da Universidade da Região de Joinville (Univille), campus São Bento do Sul. Além dos participantes do programa, 21 empresas cidadãs, 38 empresas amigas, quatro amigos cidadãos e 26 integrantes da equipe técnica receberam certificados.
Marcaram presença no evento, repleto de emoção, o juiz Felipe Nóbrega Silva, diretor do foro da comarca de São Bento do Sul, que representou a CEIJ e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC); o juiz Lucas Chicoli Nunes Rosa, da comarca de Canoinhas; a juíza Janaína Alexandre Linsmayer Berbigier, da comarca de São Bento do Sul; a gerente executiva das regionais Planalto Norte e Vale do Itapocu da Fiesc, Daren Basso Souza; representantes das instituições parceiras do Novos Caminhos na região e demais autoridades.
Na região do Alto Vale, o evento ocorreu no dia 10 de novembro, na sede da OAB de Rio do Sul. Os 60 adolescentes participaram do evento de homenagem que reuniu oito comarcas que compõem a regional. Também foram homenageadas empresas cidadãs, empresas amigas, voluntários e equipes técnicas, que receberam certificados. Antes do evento, as adolescentes tiveram a oportunidade de ser maquiadas por duas voluntárias, e ainda teve uma cabine de fotos na qual se divertiram muito.
Em sua fala, a representante da Celesc, Luciane Tondorf Heinrich, ressaltou a superação dos adolescentes e o poder da educação e do trabalho como instrumentos de mudança social. “Participar desse programa tem sido, para nós, uma experiência profundamente gratificante. Mais do que oferecer uma oportunidade de trabalho, é sobre abrir portas, despertar sonhos e possibilitar que adolescentes e jovens construam seus caminhos com confiança, autonomia e esperança no futuro”, enfatizou.
Estiveram presentes o juiz Cláudio Márcio Areco Júnior, diretor do foro da comarca de Rio do Sul; o juiz Márcio Preis, titular da Vara da Família, Órfãos, Sucessões, Infância e Juventude da comarca de Rio do Sul; a juíza Marcela Maria Ladislau de Matos Rizzi, titular da Vara Única da comarca de Taió; o juiz Eduardo Felipe Nardelli, titular da 1ª Vara da comarca de Ituporanga; e o juiz André Luiz Romanelli Tiburcio Alves, diretor do foro da comarca de Trombudo Central, além de autoridades locais e demais representantes das entidades parceiras do programa.
Sobre o Programa
O Programa Novos Caminhos é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).
Conta ainda com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Santa Catarina (OAB/SC), do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SC), da Associação Catarinense de Medicina (ACM), da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG), da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/SC), do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/SC) e do Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio).
Imagens: Divulgação/Fiesc
Conteúdo: NCI/Assessoria de Imprensa
