12 Anos promovendo inserção no mercado de trabalho: Programa Novos Caminhos qualifica jovens em oficinas laborais



Quinze jovens, em setembro e outubro de 2021, participaram de seis oficinas oferecidas pelo programa Novos Caminhos – iniciativa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) – em parceria com o Sebrae/SC. Os temas abordados foram projeto de vida, viagem ao mundo do empreendedorismo, laboratório de ideias, relações humanas e empreendedorismo digital. Os assuntos foram ministrados pela consultora do Sebrae/SC Odilene Ozelame. No último encontro, o consultor do Sebrae/SC Valdir Airton Ramthum falou sobre comunicação e marketing.

No encerramento das oficinas os jovens receberam os certificados. Na época, o gerente executivo do Sesi, Senai e IEL na regional Oeste, Jardel Carminatti, ressaltou a importância da iniciativa. “Os temas das oficinas são atuais e relevantes para o mercado de trabalho. Ao participar dessas capacitações, os jovens estarão mais preparados para o futuro, para ter uma profissão, empreender e conquistar seus sonhos. É um diferencial que contribuirá no momento de uma contratação”, frisou.

Odilene relatou que todos os adolescentes receberam apostilas e, além das aulas teóricas, participaram de dinâmicas e vivências que buscaram inovação, criatividade e integração. “A intenção foi mostrar as oportunidades que existem para que eles busquem crescimento e inserção no mercado de trabalho, além de enfatizar a importância do comprometimento, da ousadia e da inovação, estimulando que eles criem metas, sonhos e projetos para serem implantados no dia a dia e ao longo da vida.”

Para uma das estudantes, participar das oficinas foi importante. “Sabemos que outros jovens não têm essa oportunidade e por isso me sinto honrada. O curso foi gratificante, saio dele com o pensamento diferente. Agora não penso mais o que vou fazer hoje, mas o que vou fazer amanhã e o que posso melhorar para o futuro”, relatou.

A coordenadora da Casa Lar Novos Passos – que atende a comarca de Coronel Freitas -, Glaucia Smaniotto, destacou que a equipe valoriza esses momentos. Ela também participou das oficinas com o objetivo de adquirir mais experiência e conhecimento para dar suporte aos adolescentes que não tiveram a mesma oportunidade. “Sempre aprendemos e temos o que ensinar. Essa parceria é fundamental e com certeza continuaremos participando.”

O programa

O programa Novos Caminhos foi fundado em 2013 pelo Termo de Cooperação n. 175/2013, assinado entre o Poder Judiciário catarinense, a Associação de Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC/SESI/SENAI). Ao longo de sua existência e por meio de termos aditivos ao original, outras instituições tornaram-se parceiras: Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC); Ministério Público de Santa Catarina (MPSC); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial e Serviço Social do Comércio (SENAC/SESC/Fecomércio/SC); Associação Catarinense de Medicina (ACM); Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (FESAG); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/FAESC); e Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC).

Fonte: Portal institucional do Poder Judiciário de Santa Catarina

Ir para o conteúdo