Programa Novos Caminhos renova convênio em cerimônia no TJSC



* Notícia publicada originalmente no portal institucional da Fundação ESAG.

No dia 09 de setembro, no Tribunal de Justiça, o Programa Novos Caminhos celebrou a assinatura de renovação do seu convênio, realizada em uma cerimônia que reuniu grandes entidades que colaboram e apoiam a iniciativa.

Segundo a Desembargadora Rosane Portella Wolff, representante da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça no evento, “a renovação do acordo é mais do que uma formalidade, é a reafirmação do compromisso das entidades parceiras, com um objetivo em comum: ampliar as frentes de atuação do Programa e fortalecer a rede de proteção e oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade.”

Essa nova assinatura para o desenvolvimento do Sistema Informatizado de Gestão do Programa Novos Caminhos, além de assegurar que as entidades parceiras continuem contribuindo ativamente para a iniciativa, visa modernizar e ampliar sua eficiência, oferecendo a gestão integrada das informações dos beneficiários, monitoramento dos resultados das ações nos eixos de educação, empregabilidade, saúde e parcerias, transparência nos processos e governança segura de dados, totalmente em conformidade com a LGPD.


Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos se iniciou em 2013, resultado da colaboração entre o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) e a Federação das Indústrias de Santa Catarina, com objetivo de assegurar um futuro promissor no âmbito profissional para jovens e adolescentes, auxiliando com o estudos básicos, profissionalizantes e inserção no mercado de trabalho. Em 2019, a FESAG se juntou ao projeto, com a expectativa de expandir horizontes e serviços oferecidos.

Em 2023, a Fundação, através de recursos vindos do Conselho Gestor da Conta Centralizada no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina e da Eletrobrás, aumentou os serviços de atendimento aos adolescentes. Neste ano, já foram atendidos 342 adolescentes nas frentes de Transporte para atividades do programa, atendimento psicológico e atendimento psicopedagógico.

Hoje, o Programa já impactou mais de nove mil crianças e adolescentes, realizou mais de 16 mil matrículas em educação básica e profissional e é responsável por mais de duas mil inserções de jovens no mercado de trabalho.

Carlos Tramontin, presidente do Conselho de Administração da FESAG, demonstra a gratidão em fazer parte do Programa em mais uma etapa: “Para a Fundação ESAG é uma honra participar de um programa tão grandioso e enfatizo a importância do comprometimento com programas dedicados ao bem estar de jovens e adolescentes, contribuindo com o desenvolvimento social e a promoção da cidadania.”, afirma.

Em geral, o grupo de apoiadores do Novos Caminhos reúne grandes órgãos relevantes para o estado de Santa Catarina. Ao todo, são participantes a Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB/SC), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/Fecomércio/SC), a Associação Catarinense de Medicina (ACM), o Centro de Integração Empresa-Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC), o Serviço Social do Comércio (SESC/Fecomércio), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e a Fundação ESAG.

Para a Desembargadora Rosane Portella Wolff “cada instituição envolvida traz consigo não apenas a expertise técnica, mas também a sensibilidade social e a visão estratégica, contribuindo para a construção de um futuro mais justo e inclusivo.”.

O evento também contou com a presença do primeiro vice presidente do Tribunal de Justiça, o Desembargador Cid José Goulart Júnior, que externou a grandiosidade do Programa Novos Caminhos e o comprometimento das instituições apoiadoras: “Essa iniciativa frutificou independente de governos e iniciativa privada, ela frutificou pelo sentimento humano que uniu a todos que abraçaram esse projeto.”

Para a FESAG, o crescimento do Programa não para por aqui e merece, cada vez mais, incentivos para o fortalecimento de suas ações. “Vamos continuar atuando no programa para fortalecer esse importante papel, que é transformar vidas por meio da educação, atividades de vida saudável e ações de empregabilidade.”, afirma Tramontin.

Ir para o conteúdo